SINOPSE:
Tema: “Sede perfeitos
como o vosso Pai celeste é perfeito.” O
compromisso é sério.
Primeira
leitura: Viver na comunhão com o Deus, exige
o ser santo e ser santo passa pelo amor ao próximo.
Evangelho: Jesus pede aos seus que aceitem inverter a lógica da
violência e do ódio, pois esse “caminho” só gera egoísmo, sofrimento e morte; É
nesse caminho de santidade que se constrói o “Reino”.
Segunda leitura: Paulo convida a sermos o lugar onde Deus reside e Se revela aos homens. Para que isso aconteça, devemos optar pela “sabedoria de Deus” (que é dom da vida, amor gratuito e total).
Segunda leitura: Paulo convida a sermos o lugar onde Deus reside e Se revela aos homens. Para que isso aconteça, devemos optar pela “sabedoria de Deus” (que é dom da vida, amor gratuito e total).
PRIMEIRA
LEITURA (Levítico 19,1-2.17-18):
“Sede santos, porque Eu, o Senhor, sou santo. Não
tenhas no coração ódio contra teu irmão.... Amarás o teu próximo como a ti
mesmo”.
AMBIENTE - Levítico (questões do culto) Jahwéh explica leis, preceitos, ritos, relacionados com o culto.
MENSAGEM
- . A santidade é ser “justo”. Não haja
ódio, nem rancor: “amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
ATUALIZAÇÃO• Ser santo não significa viver de olhos voltados para
Deus esquecendo os homens;
• Temos de viver num contínuo processo de conversão;
egoísmo, ódio injustiça exploração.
EVANGELHO
(Mt 5,38-48): ‘Olho por olho e dente por dente! ’: Não
enfrenteis quem é malvado! se alguém te
dá um tapa, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha
dois! Dá a quem te pedir e não vires
as costas a quem te pede emprestado. Foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo:
Amai os vossos inimigos e rezai por
aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está
nos céus, porque ele faz nascer o sol
sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Portanto,
sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.”
AMBIENTE - “discurso da montanha” e a “nova Lei”. A perspectiva de
Mateus é que Jesus não veio abolir a Lei, mas levá-la à plenitude. É preciso
que a Lei deixe de ser preceitos externos, para se tornar compromisso com Deus.
MENSAGEM: O primeiro: “olho por olho, dente por dente”. destina a evitar as vinganças excessivas… Na perspectiva de Jesus, é preciso acabar com a espiral de violência. Jesus apresenta quatro casos. No primeiro, pede que não se responda com a mesma moeda. No segundo, (entrega da túnica), (a entrega da capa); no terceiro, se acompanhe por duas milhas; no quarto, atender aquele que pede dinheiro emprestado…:
O segundo exemplo (o sexto da lista) refere-se ao amor aos inimigos. Lei antiga: “ama o teu próximo e odeia o teu inimigo”… Qual o motivo? É porque
Deus faz brilhar o sol e envia a chuva sobre bons e maus. “Ser filho de Deus”
significa dar testemunho do amor de Deus e parecer-se com Deus no modo de agir.
A expressão final (“sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”) parafraseia a primeira leitura (“sede santos porque Eu, o vosso Deus, sou santo”):
A expressão final (“sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”) parafraseia a primeira leitura (“sede santos porque Eu, o vosso Deus, sou santo”):
ATUALIZAÇÃO
- • eu sou chamado a dar testemunho do
amor de Deus no meio do mundo.
• A dinâmica do “Reino” implica gestos de amor para com os
irmãos.
• Jesus pede que inverta a espiral de violência..
• Jesus pede o amor a todos, inclusive aos inimigos. “Pai,
perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34).
**
É mais do que «perdoar
os inimigos», que já é muito. Amar quer dizer responder ao ódio com o amor.
Porque, «se amar os amigos é de todos, amar os inimigos é só dos cristãos»,
como escreveu Tertuliano.
«Jesus viveu e morreu em vão, se não
aprendemos dele a regular as nossas vidas pela lei do amor», escreveu Gandhi.
SEGUNDA
LEITURA (1Cor 3,16-23) Irmãos, sois santuário de Deus. A sabedoria deste mundo é insensatez
diante de Deus. ... Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum.
Com efeito, tudo vos pertence: Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o
presente, o futuro; tudo é vosso, mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.
AMBIENTE Paulo constata que os coríntios ainda não
acolheram essa sabedoria: cultivam as divisões e os conflitos; correm atrás de mestres
humanos como se eles tivessem a chave da felicidade.
.
MENSAGEM - Para Paulo, o verdadeiro segredo da felicidade não está na
ciência, na técnica, na elegância dos discursos; mas está em Jesus e, de forma
privilegiada na cruz, nos mostrou que só o amor, a doação, a entrega, o
serviço, geram vida plena e fazem nascer o Homem Novo.
A última frase: “tudo é vosso; mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus”. Deve ser compreendida em ‘eu sou de Paulo; e eu de Apolo; e eu de Cefas’”… “Não é assim”. ; eles é que vos pertencem a vós, pois são servidores.
A última frase: “tudo é vosso; mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus”. Deve ser compreendida em ‘eu sou de Paulo; e eu de Apolo; e eu de Cefas’”… “Não é assim”. ; eles é que vos pertencem a vós, pois são servidores.
ATUALIZAÇÃO - • Os cristãos são Templo de Deus e as testemunhas da sua
salvação.
•
O que é que preside à minha vida: a “sabedoria de Deus” que é amor, ou a
“sabedoria do mundo”, que é luta pelo poder econômico, pelos bens perecíveis e
secundários?
==========----------------===========
PERDÃO: Jesus cita
quatro exemplos:
- Violência física: Se
te bater na Face direita à oferece a esquerda;
- Injustiça econômica: Se tomar tua túnica à dá-lhe também
o manto;
- Abuso do Poder: Se mandar andar um Km à anda dois;
- empréstimo: Se
alguém te pedir à não vires as
costas.
O GRANDE
SERMÃO DA MONTANHA (CAPÍTULO 5 DE MATEUS): 4º Domingo TC : “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
5º
Domingo do TC: Jesus
pede que sejamos sal do mundo e luz de liberdade e de esperança.
6º
DOMINGO DO TC: 'Não
matarás! 'Não cometerás adultério', 'Não jurarás falso' ,
7º
Domingo do TC: Jesus pede para inverter
a lógica da violência; sede santos como o vosso Pai...
PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA (Diáconos ou Ministros
extraordinários da Palavra):
LOUVOR (QUANDO O PÃO CONSAGRADO
ESTIVER SOBRE O ALTAR)
à
O SENHOR ESTEJA COM TODOS VOCÊS... DEMOS GRAÇAS AO SENHOR...
à
COM JESUS, por Jesus e em Jesus, NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, LOUVEMOS AO PAI:
T: SENHOR, QUE
SAIBAMOS AMAR COMO NOS AMAIS.
à Senhor, nosso
Deus, Vos louvamos e Vos agradecemos por nos amar e nos dar Jesus como a
palavra viva que nos orienta e nos transforma.
T: SENHOR, QUE
SAIBAMOS AMAR COMO NOS AMAIS.
à Senhor, grande é o
vosso amor nos ensinando os caminhos para a felicidade plena. Que os vossos
ensinamentos transformem nossos corações para o amor.
T: SENHOR, QUE
SAIBAMOS AMAR COMO NOS AMAIS.
à Senhor, Sois
imenso e cheio de bondade. Dai-nos o entendimento para que cumpramos os vossos
mandamentos e sejamos espelhos de vosso amor.
T: SENHOR, QUE
SAIBAMOS AMAR COMO NOS AMAIS.
à Senhor, nosso
Deus, que vossas leis sejam luz para nossas ações e possamos viver como irmãos
em nossa comunidade.
T: SENHOR, QUE SAIBAMOS
AMAR COMO NOS AMAIS.
à PAI NOSSO... A PAZ... CORDEIRO DE DEUS.
Mt 5, 38-48 7º Domingo do Tempo Comum ANO A
Tema: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é
perfeito.” O compromisso é sério.
Primeira leitura: Viver na comunhão com o Deus, exige o ser santo e ser santo
passa pelo amor ao próximo.
Evangelho: Jesus pede aos seus que aceitem inverter a lógica da violência
e do ódio, pois esse “caminho” só gera egoísmo, sofrimento e morte; É nesse
caminho de santidade que se constrói o “Reino”.
Segunda leitura: Paulo convida a sermos o lugar onde Deus reside e Se revela aos homens. Para que isso aconteça, devemos optar pela “sabedoria de Deus” (que é dom da vida, amor gratuito e total).
Segunda leitura: Paulo convida a sermos o lugar onde Deus reside e Se revela aos homens. Para que isso aconteça, devemos optar pela “sabedoria de Deus” (que é dom da vida, amor gratuito e total).
PRIMEIRA LEITURA (Lv
19,1-2.17-18)Leitura do Livro do Levítico.
O
Senhor falou a Moisés, dizendo: “Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel
e dize-lhes: Sede santos, porque
eu,
o Senhor vosso Deus, sou santo. Não tenhas no coração ódio contra teu irmão.
Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele.
Não procures vingança, nem guardes rancor dos teus compatriotas. Amarás o teu
próximo como a ti esmo. Eu sou o Senhor.”
AMBIENTE - No Livro Levítico (questões do culto) Jahwéh explica o que deve fazer para viver sempre em comunhão com Deus. Apresenta leis, preceitos, ritos, relacionados com o culto: o Povo tem de viver de acordo com determinadas regras para manter esta comunhão com Deus.
MENSAGEM - “Sede santos porque Eu, o vosso Deus, sou santo”. A santidade é
ser “justo” para com os irmãos. Não haja ódio, nem rancor contra o irmão. A
centralidade é: “amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
ATUALIZAÇÃO• “Sede santos porque Eu, o vosso Deus, sou santo”. A santidade
é a comunhão com Deus. É se identificar com Cristo e caminhar ao encontro da
vida plena, do Homem Novo.
• Ser santo não significa viver de olhos voltados para Deus
esquecendo os homens; mas a santidade implica um real compromisso com o mundo.
Passa pela construção de uma vida de relação com os irmãos; sem qualquer tipo
de agressividade, de vingança, de rancor; implica amar o outro como a si mesmo.
• Temos de viver num contínuo processo de conversão, que elimine
do nosso coração as raízes do mal, responsáveis pelo egoísmo, pelo ódio, pela
injustiça, pela exploração.
SALMO RESPONSORIAL / 102(103)
Bendize, ó minh’alma, ao Senhor, pois ele é bondoso
e compassivo!
•
Bendize, ó minha alma, ao Senhor/ e todo o meu ser, seu santo nome! /
Bendize,
ó minha alma, ao Senhor; / não te esqueças de nenhum de seus favores!
•
Pois ele te perdoa toda culpa / e cura toda a tua enfermidade; /
da
sepultura ele salva a tua vida / e te cerca de carinho e compaixão.
• O
Senhor é indulgente, é favorável, / é paciente, é bondoso e compassivo. /
Não
nos trata como exigem nossas faltas, / nem nos pune em proporção às nossas
culpas.
•
Quanto dista o nascente do poente, / tanto afasta para longe nossos crimes. /
Como
um pai se compadece de seus filhos, / o Senhor tem compaixão dos que o temem.
EVANGELHO (Mt 5,38-48) Proclamação do
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele
tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por
olho e dente por dente! ’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado!
Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a
esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe
também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com
ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. Vós
ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu,
porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz
nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos.
Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os
cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos
irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?
Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.”
AMBIENTE - Continuamos com o “discurso da
montanha” e com a apresentação da “nova Lei” que deve conduzir a caminhada
cristã. Vimos, no domingo passado, como Mateus estava preocupado em definir,
para os cristãos vindos do judaísmo, a relação entre Cristo e a Lei de Moisés.
Os cristãos continuam obrigados a cumprir a Lei de Moisés? Jesus não aboliu a
Lei antiga? O que há de verdadeiramente novo na mensagem de Jesus? A
perspectiva de Mateus é que Jesus não veio abolir a Lei, mas levá-la à
plenitude. No entanto, considera Mateus, a Lei tornou-se um conjunto de
prescrições que são cumpridas mecanicamente, dentro de uma lógica casuística que,
tantas vezes, não tem nada a ver com o coração e com a vida. É preciso que a
Lei deixe de ser um conjunto de preceitos externos a cumprir para conquistar a
salvação, para se tornar expressão de um verdadeiro compromisso com Deus e com
o “Reino”.
MENSAGEM: O primeiro exemplo que o Evangelho de hoje nos propõe (o quinto da lista) refere-se à chamada “lei de talião”: “olho por olho, dente por dente” (cf. Ex 21,24; Lv 24,20; Dt 19,21). Em si, é uma lei destinada a evitar as vinganças excessivas… Na perspectiva de Jesus, é preciso acabar com a espiral de violência, assumindo uma atitude pacífica.Jesus apresenta quatro casos concretos. No primeiro, pede que não se responda com a mesma moeda àquele que nos agride, mas que se desarme o violento oferecendo a outra face; no segundo, recomenda que, diante de uma exigência exorbitante (entrega da túnica), se responda entregando ainda mais (a entrega da capa, vestimenta que servia para proteger dos rigores da noite); no terceiro, exige que se acompanhe por duas milhas aquele que quer forçar-nos a acompanhá-lo por uma (provavelmente, uma prática frequente das patrulhas romanas que requisitavam os Palestinos para que as guiassem durante algum tempo); no quarto, Jesus recomenda que não deixe sem atender aquele que pede dinheiro emprestado… Este conjunto de exemplos concretos aponta numa única direção: os membros da comunidade de Jesus devem manifestar a todos um amor sem medida, que vai muito além daquilo que é humanamente exigido. Dessa forma, eles inauguram uma nova era de relações entre os homens.
O segundo exemplo (o sexto da lista) refere-se ao amor aos inimigos. Jesus afirma que a Lei antiga recomendava: “ama o teu próximo e odeia o teu inimigo”… Para Jesus, o amor deve atingir a todos, sem exceção, inclusive os inimigos. Fica, assim, abolida qualquer discriminação. Qual o motivo desta exigência? É porque Deus também não faz discriminação no seu amor. Ele é o Pai que não distingue entre amigos e inimigos, que faz brilhar o sol e envia a chuva sobre bons e maus, que oferece o seu amor a todos, inclusive aos indignos. O amor universal de Deus é a razão do amor que os membros do “Reino” devem oferecer a todos que Deus coloca no seu caminho. “Ser filho de Deus” significa dar testemunho do amor de Deus e parecer-se com Deus no modo de agir.
A expressão final (“sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”) parafraseia o refrão da “lei da santidade” que encontramos na primeira leitura (“sede santos porque Eu, o vosso Deus, sou santo”) e resume, de forma magnífica, o ensinamento que Mateus pretende apresentar à sua comunidade com estes seis exemplos (os quatro do domingo passado e os dois de hoje): viver na dinâmica do “Reino” exige a superação de uma perspectiva legalista e casuística, para viver em comunhão total com Deus, deixando que a vida de Deus, que enche o coração do crente, se manifeste na vida do dia-a-dia, inclusive nas relações fraternas.
ATUALIZAÇÃO - • Ao aceitar o desafio de viver em comunhão com Deus, eu sou
chamado a dar testemunho da vida de Deus diante de todos os meus irmãos e a ser
um sinal vivo de Deus, do seu amor, da sua perfeição, da sua santidade, no meio
do mundo.
• A dinâmica do “Reino” implica a superação de uma religião
feita de leis, de ritos, de gestos externos e transborde em gestos de amor para
com os irmãos.
• Jesus pede a superação de uma lógica de vingança, de responder
na mesma moeda, e que inverta a espiral de violência e que inaugure um novo
espírito nas relações entre os homens..
• Jesus pede o amor a todos, inclusive aos inimigos, subvertendo
a lógica do mundo. “Pai,
perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34).
** É mais do que «perdoar os inimigos», que já é
muito. Amar quer dizer responder ao ódio com o amor. Trata-se de um excesso de
amor. Porque, «se amar os amigos é de todos, amar os inimigos é só dos
cristãos», como escreveu Tertuliano.
«Jesus viveu e morreu em vão, se não aprendemos
dele a regular as nossas vidas pela lei do amor», escreveu Gandhi.
Valem, então, as palavras de Jesus: «Amai os
vossos inimigos, fazei bem àqueles que vos odeiam, bendizei aqueles que vos
amaldiçoam, rezai por aqueles que vos maltratam» .Tudo isto, «para que sejais
filhos do vosso Pai celeste, que faz nascer o sol para os bons e para os maus,
e manda a chuva para os justos e os injustos... Sede, portanto, perfeitos como
é perfeito o Pai celeste» (Mt 5, 45-46).
SEGUNDA LEITURA (1Cor 3,16-23)Leitura
da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos,
acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em
vós? Se alguém destruir osantuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário
de Deus é santo, e vós sois esse santuário. Ninguém se iluda: se algum de vós
pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se
tornar sábio de verdade; pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de
Deus. Com efeito, está escrito: “Aquele que apanha os sábios em sua própria
astúcia”, e ainda: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são
vãos”. Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito,
tudo vos pertence: Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o
futuro; tudo é vosso, mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.
AMBIENTE - Continuamos no contexto da comunidade
cristã de Corinto. Depois de apresentar a “sabedoria de Deus”, revelada em
Jesus Cristo (“loucura da cruz”) e oferecida aos homens (cf. 1 Cor 1,18-2,16),
Paulo constata que os coríntios ainda não acolheram essa sabedoria: mantêm-se
na dimensão do homem carnal (isto é, do homem fraco, limitado, pecador, escravo
das suas paixões), imaturos na fé; cultivam as divisões e os conflitos, em
flagrante contradição com o que Jesus lhes ensinou; correm atrás de mestres
humanos como se eles tivessem a chave da felicidade e da realização plena,
esquecendo que, por detrás de Paulo ou de Apolo, está Deus (cf. 1 Cor 3,1-15).
MENSAGEM - É por isso que Paulo pergunta: “Não
sabeis que sois Templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” O
Templo é, no contexto do Antigo Testamento, a residência de Deus, o lugar da
presença de Deus no meio do seu Povo. Mas agora, considera Paulo, é a
comunidade cristã que é o verdadeiro Templo onde Deus reside, onde ele se
manifesta aos homens e onde ele oferece a salvação. Ora, pode ser Templo de
Deus onde reside o Espírito e viver no conflito, na divisão, no ciúme, no
confronto?
Paulo exorta a deixarem a “sabedoria do mundo” e a pautarem a sua existência pela “sabedoria de Deus” (que é amor, dom da vida, que é cruz). E Paulo volta a recordar: a “sabedoria de Deus” parece ser loucura aos olhos do mundo; mas é nessa “loucura” que reside o segredo da vida em plenitude.
Para Paulo, o verdadeiro segredo da felicidade não está na ciência, na técnica, na elegância dos discursos; mas está em Jesus e, de forma privilegiada na cruz, nos mostrou que só o amor, a doação, a entrega, o serviço, geram vida plena e fazem nascer o Homem Novo.
A última frase do nosso texto é muito rica: “tudo é vosso; mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus”. Deve ser compreendida em função de 1 Cor 1,12: “cada um de vós diz: ‘eu sou de Paulo; e eu de Apolo; e eu de Cefas’”… “Não é assim”, esclarece Paulo. “Vós não pertenceis a estes pregadores; eles é que vos pertencem a vós, pois são vossos servidores. Eles estão ao vosso serviço para que vós descubrais Cristo e a ‘loucura da cruz’ e, para que por Cristo, o mediador da salvação, chegueis a Deus”.
Paulo exorta a deixarem a “sabedoria do mundo” e a pautarem a sua existência pela “sabedoria de Deus” (que é amor, dom da vida, que é cruz). E Paulo volta a recordar: a “sabedoria de Deus” parece ser loucura aos olhos do mundo; mas é nessa “loucura” que reside o segredo da vida em plenitude.
Para Paulo, o verdadeiro segredo da felicidade não está na ciência, na técnica, na elegância dos discursos; mas está em Jesus e, de forma privilegiada na cruz, nos mostrou que só o amor, a doação, a entrega, o serviço, geram vida plena e fazem nascer o Homem Novo.
A última frase do nosso texto é muito rica: “tudo é vosso; mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus”. Deve ser compreendida em função de 1 Cor 1,12: “cada um de vós diz: ‘eu sou de Paulo; e eu de Apolo; e eu de Cefas’”… “Não é assim”, esclarece Paulo. “Vós não pertenceis a estes pregadores; eles é que vos pertencem a vós, pois são vossos servidores. Eles estão ao vosso serviço para que vós descubrais Cristo e a ‘loucura da cruz’ e, para que por Cristo, o mediador da salvação, chegueis a Deus”.
ATUALIZAÇÃO - • Os cristãos são Templo de Deus e
as testemunhas da sua salvação.
• O que é que preside à minha vida: a
“sabedoria de Deus” que é amor, ou a “sabedoria do mundo”, que é luta pelo
poder, pelo poder econômico, pelos bens perecíveis e secundários?
Dehonianos
===============-----------------==================
Pe. Antônio Geraldo
Perfeitos como o Pai
Nesse
domingo, continuaremos o Sermão da Montanha.
Jesus
nos coloca a essência do seu ensinamento: O AMOR, para sermos "perfeitos
como o Pai".
O
Evangelho
apresenta mais dois exemplos (antíteses), que mostram a novidade de Jesus em
relação a antiga Lei:
Perdão
x vingança, Amor x Ódio... (Mt, 5,38-48)
1)PERDÃO: "Ouvistes: Dente por dente, olho por
olho..."
É a conhecida Lei do talião,
que não pretendia autorizar a vingança, mas limitar: não podia ser maior do que
a violência original...
EU: "Não ofereçais resistência ao malvado...":
Jesus cita quatro exemplos de situações de violência:
- Violência física: Se
te bater na Face direita à oferece a esquerda;
- Injustiça econômica: Se
tomar tua túnica à dá-lhe também o manto;
- Abuso do Poder: Se mandar andar um Km à anda dois;
- empréstimo: Se alguém te pedir à não vires as
costas.
Na
lógica dos homens é uma loucura...
-
A Lei antiga procurava limitar a violência, mas, na prática,
justificava...
-
JESUS: Não é suficiente o
perdão... o Cristão deve ser um sacramento de amor e de perdão.
PERDÃO: é uma
extensão do amor. Através do perdão, o amor é confirmado e a paz se faz
presente na relação humana.
A
não resistência ao malvado rompe o ciclo contínuo da vingança.
-
Perdão é cortar o mal pela raiz, extinguindo a maldade e o ressentimento.
A dificuldade de perdoar impede o seguimento
radical de Jesus Cristo
-
Não é uma resignação fatalista, mas a não violência ativa do amor...
(Exemplos: M.L.King, Gandhi, Dom Romero...)
-
Suportar a injustiça não significa aprová-la, pode ser uma denúncia
profética...
= Amar como Deus ama é o núcleo do novo.
Só assim podemos rezar o Pai Nosso: "Perdoai, assim como perdoamos..".
*
O Espírito de vingança ("Talião" de hoje) está bem enraizado também
em nosso coração:
"Quem ri por último, ri
melhor..."; "Não levo desaforo para casa..."
2)
AMOR AOS INIMIGOS: "Ouviste o que foi dito: Amarás o teu
próximo, e odiarás o teu inimigo..."
EU: "Amai os vossos inimigos, e rezai pelos
que vos perseguem..."
-
Já no Antigo Testamento
encontramos:
. "Não
guardes ódio no coração contra teu irmão".
. "Não
procures vingança, nem guardes rancor aos teus compatriotas".
. "Amarás
o próximo como a ti mesmo...
"(1ª Leitura Lv 19,1-2.17-18)
O
texto esclarece que a "Santidade" que o Senhor exige não se manifesta
em formas de religiosidade externa,
mas
no amor ao irmão. Mas na prática, o amor ao próximo se limitava só para os
compatriotas...
-
JESUS: amplia as dimensões da
caridade: amar até os inimigos...
Motivo: Uns e outros
são filhos de Deus = irmãos...
A
compreensão de que somos todos filhos do mesmo Pai e Mãe e a percepção de que
seu amor é sem limites leva à fraternidade universal, à solidariedade e à
partilha, vivendo-se com alegria, tendo como meta a união e a paz.
E
nos apresenta um Modelo: O
Pai Celeste:
"Sede
perfeitos como o Pai celeste é perfeito..."
A
imitação de Deus, na sua perfeição ou santidade, concretiza-se no amor
manifestado também ao inimigo.
Trata-se
de um amor gratuito e desinteressado, que supera a restrição à religião e à
raça.
"Desse
modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus".
O
amor sem distinção possibilita fazer a experiência de filhos, reproduzindo na
terra a bondade do Pai celeste,
que
"faz nascer o seu sol sobre maus e
bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos."
O
amor leva a superar o espírito de hostilidade, a vingança, o ódio e o rancor,
para construir a fraternidade.
Só
assim nos tornamos verdadeiros filhos de Deus...
- "Se
amais aos que vos amam... que recompensa tendes? também os publicanos
(pecadores) o fazem..."
- "Se
saudais os vossos irmãos... Os gentios também o fazem..."
A
2ª
Leitura responde que é uma loucura para os homens, mas é
"Sabedoria" para Deus. (1Cor
3, 16-23)
+
Temos inimigos a perdoar e rezar por eles?
+
Pessoas que não gostamos ou que não gostam de nós?
+
Qual a nossa atitude para com elas?
+
A Eucaristia que celebramos é de fato um gesto de COMUNHÃO com Deus e os
irmãos?
Pe. Antônio Geraldo
=========------------------=========
HOMILIA DE D.
HENRIQUE SOARES da Costa
Caríssimos
irmãos no Senhor, mais uma vez estamos reunidos para a santa Eucaristia
dominical, na qual encontramos o Ressuscitado,
alimentamo-nos da
sua palavra e nutrimo-nos do seu Corpo sagrado. Com efeito, ele está conosco,
ele nos fala, ele se dá a nós, totalmente! Ouvir o Senhor, alimentar-se dele -
pensem bem -, significa abrir-se para ele porque nele cremos. É isto crer, meus
caros: viver abertos de verdade para o Senhor, deixando que ele plasme a nossa
vida, ilumine os nossos caminho, vá invadindo e transformando toda a nossa existência.
Se pensarmos
bem, é a uma atitude assim que a Palavra de Deus hoje nos convida. O Senhor
Deus nos diz: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”;
depois, no Evangelho, insiste: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste
é perfeito!” Em outras palavras: Sede como o vosso Deus, deixai-vos
invadir por ele, transformar por ele! Deixai que ele seja o lastro, o alicerce,
o fundamento, o rumo da vossa vida! Crer nele e deixar-se invadir por ele e ir
assumindo seus sentimentos, seus pensamentos, seus desígnios. Observai como na
primeira leitura o Senhor Deus afirma: “Eu sou o Senhor!” Se eu sou o Senhor
para vós, sede santos como eu, tende um coração como o meu: não guardes ódio no
coração, não te vingues, repreende o teu próximo com bom coração, ama de
verdade o próximo como a ti mesmo!
Compreendeis, caríssimos? Não podemos dizer que Deus é o Senhor e, ao mesmo
tempo, vivermos do nosso modo, como se nós próprios fôssemos o nosso Deus!
Alguém que viva do seu modo, seguindo seus próprios critérios, alguém que se
julgue o senhor do bem e do mal e veja, analise, julgue e aja de acordo com
seus próprios pensamentos, gostos e prioridades, independente da vontade de
Deus – e essa vontade de Deus não é teórica, distante, mas nos aparece nas
Escrituras interpretadas pela Igreja com a autoridade de Cristo – alguém assim,
mesmo que dissesse que acredita, não crê de verdade, não exprime na vida que
Deus é seu Senhor! Ah, caríssimos, que há tantos crentes de nome e ateus de
vida! Há tantos, como diz o Apóstolo, “que se comportam como inimigos
da cruz de Cristo. O seu fim será a perdição; o seu deus, é o ventre; e sua
glória, eles a põem na própria ignomínia, já que só levam a peito as coisas da
terra” (Fl 3,18-19). Viver na vontade do Senhor, abertos ao Senhor,
àquele Deus Santo que se manifestou como Poder, Santidade, Sabedoria e Salvação
na fraqueza, na maldição, na loucura e na perdição da cruz de Nosso Senhor
Jesus Cristo!
A mesma ideia aparece na segunda leitura de hoje:
vede como São Paulo nos convida ter plena consciência de que não nos
pertencemos: “Irmãos, acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que
o Espírito de Deus mora em vós?” Somos santuário de Deus, isto é,
somos templo, morada do seu Santo Espírito, aquele Espírito que Jesus morto e
ressuscitado derramou em nossos corações desde o nosso batismo. Então, como
poderíamos viver do nosso jeito? Como poderíamos seguir a lógica da moda, da
maioria, do mundo atual? Como poderíamos abraçar a louca e tola sabedoria do
mundo atual? Que palavras claras e escandalosas as do Apóstolo: “Ninguém
se iluda: se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça
sua insensatez para se tornar sábio de verdade; pois a sabedoria deste mundo é
insensatez diante de Deus!” O que significam tais palavras? É preciso
deixar nossa lógica mundana para abraçar a lógica de Deus; e esta lógica –
nunca esqueçamos, nunca deixemos de repetir - manifestar-se-á sempre e somente
na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo! Era isto que o nosso bendito Salvador
dizia no Domingo passado e continua a dizer neste hoje: a nossa religião tem
que superar a dos escribas e fariseus! Lembram de oito dias atrás? “Se
a vossa justiça, isto é, se o vosso modo de praticar a religião, de cumprir os
preceitos, não for maior que a justiça dos escribas e dos fariseus, vós não
entrareis no Reino dos Céus!” em que nossa prática deve ser maior? No
modo de viver a religião: um modo interior, nascido do amor a Deus e aos
irmãos; um amor que deixa de verdade Deus entrar, habitar em nós como num
templo, nos questionar, nos transformar; uma prática da religião suscitada,
sustentada, impulsionada, animada pelo Santo Espírito! Observai, amados no
Senhor, como Jesus chama atenção não primeiramente para a letra do preceito,
mas para o espírito, a intenção, a motivação com a qual se realiza o preceito:
“Ouvistes o que foi dito: olho por olho, dente por dente” – é justo, era a
medida da justiça da Lei de Moisés e ainda hoje é a medida de todos os
tribunais do mundo. Este preceito não é de vingança; é de justiça: um olho por
um olho, um dente por um dente! “Eu, porém, vos digo: não só justiça, mas
misericórdia, generosidade, porque vosso Deus é assim!” “Ouvistes o que foi
dito: amarás a quem te ama, não tens obrigação para com teus inimigos. Eu,
porém vos digo: amai a todos, amai sem esperar recompensa, porque o coração do vosso
Pai no céu é assim!” Abri-vos, pois, irmãos meus, abri-vos para Deus, aquele
Deus que vos deu tudo quando vos deu o Filho Único, o Amado, até a morte e
morte de cruz!
Caríssimos,
vivemos num mundo no qual o homem se colocou como o centro. Até mesmo na Igreja
há pessoas que pensam num cristianismo à medida do homem e do gosto das modas
atuais. Há cristãos, há teólogos que pensam assim: “Se fizermos como o mundo
espera, vamos atrair o mundo para a Igreja; se fizermos adaptações no
cristianismo e na Igreja ele se tornará atraente...” Não! É Cristo quem atrai,
é Cristo crucificado e ressuscitado o critério! Não se trata de atrair para a
Igreja, mas para o Jesus vivo e verdadeiro, com toda a sua verdade, com todo o
seu amor, com toda a sua exigência que nos liberta, nos tira de nós e nos dá a
vida em abundância! O resto é pensamento humano, vazio e estéril! Repito,
caríssimos: o centro é Cristo Jesus que nos leva ao Pai: é ele o critério, é
ele a medida, é ela a única verdade! Quando nos deixamos transformar por ele
somos livres de verdade e de verdade damos glória a Deus. Nunca esqueçais,
amado meus: “Tudo vos pertence, tudo é vosso, mas vós sois de
Cristo, e Cristo é de Deus”. A ele a glória pelos séculos. Amém.
D. Henrique Soares da Costa
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Homilia
Pe. Françoá Costa
Amor
aos inimigos
Amor a quem? Aos
inimigos? Sim. Aos que nos odeiam e aos que nos maltratam, aos que nos
perseguem e aos que falam mal de nós, nem excluímos os que difamam a Igreja e
os que injuriam os ministros de Deus. Também os insensatos que afirmam
disparates contra a fé e os bons costumes tentando corromper a família, a
juventude e as crianças, devem ser objetos do nosso amor que perdoa. Enfim,
todos os que nos consideram inimigos – nós, ao contrário, não somos inimigos de
ninguém – se sintam amados e perdoados por nós. O amor de Cristo não conhece
fronteiras e nós, seus discípulos, também devemos desconhecê-las.Cristo não pregou essa doutrina somente com a palavra, mas também com o exemplo. Do alto da cruz, depois de crucificado por aqueles deicidas, ou seja, por todos os pecadores, pronuncia aquelas palavras que continuam nos comovendo profundamente: “Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34). Faz dois mil anos que essas palavras ressoam aos ouvidos do Pai que, em atenção a essa súplica do seu Filho, ao qual não fizeram justiça, continua perdoando e nos levando ao Paraíso.
“Mais do que em “dar”, a caridade estar em “compreender” (S. Jose Maria Escrivá, Caminho, 463). O que nós fazemos para compreender aqueles que se dizem nossos inimigos? Será que nós pensamos que essas pessoas tem fome de Deus e de que, no fundo, desejariam ser felizes ao lado do Senhor? De fato é assim: eles desejam a felicidade e, consequentemente, desejam a Deus. Demos graças a Deus pelo dom da fé e pela boa formação que vamos recebendo no seio da Igreja, já que se não fosse a bondade de Deus para conosco seríamos piores que aqueles que, quiçá, julgamos endiabrados.
Certa vez dois jovens viram a um sacerdote passar pela rua e decidiram incomodá-lo; um deles disse, então, uma terrível blasfêmia. Realmente, conseguiram o seu objetivo: o sangue do padre subiu fervendo, ainda que exteriormente o sacerdote procurasse mostrar a máxima amabilidade possível para falar com aqueles jovens não desde a imposição, mas com uma proposta inteligente. O padre disse aos jovens: “eu passei pacificamente pela rua, não disse nada a nenhum de vocês. Qual é a razão dessa blasfêmia? Vocês não respeitam a Deus?” Um dos jovens respondeu: “Deus não existe”. O sacerdote replicou: “se Deus não existe, então porque você blasfema contra alguém que não existe? Não me parece lógico”. O outro jovem, que estava ao lado do seu amigo escutando esse diálogo entre o padre e seu interlocutor, interviu: “olha, cara, eu acho que o padre tem razão: se Deus não existe porque você está blasfemando contra alguém que não existe?” O outro rapazinho, o que blasfemara, pensou por uns segundos e disse: “é mesmo, padre. Desculpa aí.” O sacerdote gostou da atitude daqueles garotos e terminou a conversa da seguinte maneira: “ainda que vocês não acreditem em Deus, eu vou rezar por vocês; pode ser?” Ao que eles responderam: “pode sim, mal é que o senhor não nos vai fazer?” O que aconteceu aos jovens depois daquela conversa com o padre eu não sei, o que eu sei é que aquele jovem padre continua convencido de que um gesto amável e uma proposta acompanhada de um sorriso valem mais que uma bronca.
Às vezes as pessoas necessitam alguém que possa dialogar com elas. Não se comportam dessa maneira simplesmente por “espírito de porco”, como se diz, mas é que ignoram as verdades mais básicas, inclusive as da lógica mais elementar. É preciso ter paciência, amar a essas pessoas e caminhar com elas, como Jesus, que comia com os pecadores e com os cobradores de impostos. Jesus, que veio salvar aos pecadores, conversava com os seus inimigos frequentemente e, mesmo sofrendo, do alto da cruz, mostrou-lhes um gesto de carinho suplicando para eles o perdão do seu Pai.
Não olhemos as pessoas desde cima, como se fossem inferiores a nós, ainda que nos considerem inimigos. A caridade exige justamente o contrário: colocar-nos ao serviço deles, ver os aspectos positivos dos demais, fomentar as qualidades que o outro tem e entrar – de certa maneira – no universo dele para procurar compreendê-lo. E, dessa maneira, desde a visão do outro, ainda que errônea, procurar encaminhar tudo para o bem, para Deus.
Que bom é saber amar, saber perdoar, saber compreender. Graças sejam dadas ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo que quis difundir o amor que há entre eles às suas criaturas inteligentes. É verdade, Deus foi crucificado por amar. É verdade, talvez sejamos crucificados por amar. Mas, não tem problema, outros foram crucificados por roubar. Sempre se pode ser crucificado, o sofrimento é uma experiência universal. No entanto, somente o cristianismo pode oferecer o autêntico sentido do sofrimento porque tem o seu modelo em Cristo, o justo sofredor que morre perdoando os inimigos e os liberta das suas dores.
Pe. Françoá Costa.
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