quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

2º DOMINGO do Tempo comum, homilias, subsídios homiléticos

2º DOMINGO DO  TC ANO B 2015 (Adaptado pelo Diácono Ismael)

Tema: Ouvir a Deus; “Fala, Senhor, que teu servo escuta!”

SINOPSE:
Primeira leitura; Samuel: O chamado é sempre iniciativa de Deus.
Evangelho: Para João, o discípulo é aquele que reconhece no Cristo o Messias E o segue, vive com ele e anuncia-O aos irmãos.
Segunda: No crente que vive em comunhão com Cristo deve manifestar-se sempre a vida nova de Deus.

LEITURA I – 1 Sam 3,3b-10.19  Samuel dormia... O Senhor chamou Samuel e ele respondeu: ‘Falai, Senhor, que o vosso servo escuta’»...; o Senhor estava com ele...

AMBIENTE - fase pré-monárquica. Samuel simultaneamente juiz, sacerdote e chefe dos exércitos. Uma reflexão sobre o chamamento de Deus e a resposta do homem.

MENSAGEM - A vocação é iniciativa de Deus: Deus dirige-Se a Samuel enquanto este estava deitado. É o momento do silêncio, da tranquilidade.
A dificuldade de Samuel em reconhecer a voz do Senhor.
É Eli que compreende “que era o Senhor quem chamava”.
Finalmente a disponibilidade para ouvir Deus: “fala, Senhor; o teu servo escuta”.
No mundo bíblico, “escutar” não significa apenas ouvir; mas, acolher no coração e transformar aquilo que se ouviu em compromisso de vida.

ATUALIZAÇÃO • A vocação é sempre iniciativa de Deus. Um profeta não se torna profeta para realizar sonhos pessoais, … O profeta torna-se profeta porque escutou Deus a chamá-lo e a confiar-lhe uma missão.

• é mais fácil ouvir a sua voz nesse ambiente de silêncio.
• Samuel não identificou a voz de Deus sozinho, mas recorreu à ajuda do sacerdote Heli… Os irmãos de caminhada podem ajudar-nos a identificar a voz de Deus.

SALMO RESPONSORIAL / Sl 39 (40)
Eu disse: Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade!
• Esperando, esperei no Senhor / e, inclinando-se, ouviu meu clamor. / Canto novo ele pôs em meus lábios, / um poema em louvor ao Senhor.
• Sacrifício e oblação não quisestes, / mas abristes, Senhor, meus ouvidos; / não pedistes ofertas nem vítimas, / holocaustos por nossos pecados.
• E então eu vos disse: “Eis que venho!” / Sobre mim está escrito no livro: / Com prazer faço a vossa vontade, / guardo em meu coração vossa lei!”
• Boas novas de vossa justiça / anunciei numa grande assembleia; / vós sabeis: não fechei os meus lábios.

EVANGELHOJo 1,35-42 «Eis o Cordeiro de Deus». Os dois discípulos ouviram-no dizer aquelas palavras e seguiram Jesus.: «Que procurais?» Eles responderam: «Rabi, onde moras?» Disse-lhes Jesus: «Vinde ver». Eles foram ver onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Era por volta das quatro horas.

AMBIENTE -: “quem é Jesus?” João apresenta Jesus como o Messias, Filho de Deus, que possui o Espírito e que veio ao encontro dos homens para fazer aparecer o Homem Novo, nascido da água e do Espírito.

MENSAGEM - João viu Jesus “que passava” e indicou-O dizendo: “eis o cordeiro de Deus”. João é que prepara os homens para acolher o Messias libertador; “cordeiro pascal”, símbolo da libertação oferecida por Deus ao seu Povo, prisioneiro no Egito. Jesus como o enviado de Deus, que vem inaugurar a nova Páscoa e realizar a libertação definitiva dos homens.
Os discípulos reconhecem em Jesus esse Messias e seguem-no. “Seguir Jesus” Significa caminhar atrás de Jesus, percorrer o mesmo caminho de amor e de entrega que Ele percorreu, adotar os mesmos objetivos de Jesus e colaborar com Ele na missão.
 (“que procurais?”) sugere que é importante, para os discípulos, terem consciência do objetivo que esperam de Jesus. Talvez, há quem segue Jesus por motivos errados, procurando n’Ele a realização de objetivos pessoais que estão longe da oferta que Jesus.
(“rabbi, onde moras?”). Vontade de aderir totalmente a Jesus, de aprender com Ele, de habitar com Ele, de estabelecer comunhão de vida com Ele.
rabbi”, indica que estão dispostos a seguir as suas instruções, a aprender com Ele.
Jesus convida-os: “vinde ver”. significa que Ele aceita a pretensão dos discípulos e os convida a segui-lo, a aprender com Ele, a partilhar a sua vida.
Nasce, assim, a comunidade do Messias, a comunidade da nova aliança.
Num terceiro momento, os discípulos tornam-se testemunhas.

ATUALIZAÇÃO - • O cristão é aquele que acolheu o chamado de Deus para seguir Jesus Cristo. É ver n’Ele o Messias libertador com uma proposta de vida verdadeira e eterna, aceitar o desafio de entrar na sua casa e de viver em comunhão com Ele.

• Quem experimenta a vida que Cristo oferece, não pode calar essa descoberta; mas deve sentir a necessidade de partilhar com os outros, a fim de que também eles possam encontrar o verdadeiro sentido para a sua existência.

LEITURA II – 1 Cor 6,13c-15a.17-20 Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Aquele que se une ao Senhor constitui com Ele um só Espírito. Fugi da imoralidade. Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós e vos foi dado por Deus?.

AMBIENTE - Corinto, cidade nova e próspera, servida por dois portos de mar: população de todas as raças e de todas as religiões. Era a cidade do desregramento. A riqueza de alguns contrastava com a miséria da maioria. De ambiente corrupto: moral, disputas, lutas, sedução da sabedoria filosófica de origem pagã.
No centro da cidade, o templo de Afrodite, a deusa grega do amor, atraía os peregrinos e favorecia os desregramentos e a libertinagem sexual.
 “«tudo me é permitido», mas nem tudo é conveniente.

MENSAGEM: Pelo Batismo, o cristão torna-se membro de Cristo e forma com ele um único corpo. As palavras, as atitudes do cristão devem ser os de Cristo e devem testemunhar, diante do mundo, o próprio Cristo. No “corpo” do cristão manifesta-se, portanto, a realidade do “corpo” de Cristo.
Por outro lado, o cristão torna-se também Templo do Espírito. “Templo do Espírito” significa que eles são agora o lugar onde reside e se manifesta a vida de Deus.
O “corpo” não é algo desprezível; mas tem dignidade, pois é nele que se manifesta para o mundo a realidade da vida de Deus.
É através de comportamentos e atitudes onde se manifesta a realidade da vida nova de Jesus que os crentes podem “prestar culto” a Deus.
É preciso que em todas as circunstâncias – inclusive no campo da vivência da sexualidade – a vida do crente seja entrega, serviço, doação, respeito, amor verdadeiro. É esse o culto que Deus exige.

ATUALIZAÇÃO  •: Deus chama-nos a acolher a vida nova que Ele nos oferece e a dar testemunho dela em cada instante da nossa existência.
• Acolher o chamamento de Deus significa assumir, em todos os momentos, comportamentos coerentes com a nossa opção por Cristo e pelo Evangelho. Nada do que é egoísmo, exploração do outro, abuso dos direitos e dignidade do outro pode fazer parte da vida do cristão.
• Para o cristão, tudo o que signifique explorar os irmãos ou desrespeitar a sua dignidade é um comportamento proibido.
• O cristão tem de ter consciência de que “nem tudo lhe convém”.
• Paulo sugere que o verdadeiro culto é uma vida coerente, traduzida em gestos concretos de amor, de doação, de respeito pelo outro e pela sua dignidade.

Pe. Joaquim, Pe. Barbosa, Pe. Carvalho

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PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA (Diáconos ou Ministros da Palavra):



LOUVOR Jo 1, 35-42 (QUANDO O PÃO CONSAGRADO ESTIVER SOBRE O ALTAR)
- COM JESUS, POR JESUS E EM JESUS, NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, LOUVEMOS AO PAI:
- T  Bendito sejais, Senhor nosso Deus!
- Senhor, Abençoado seja o Vosso nome, pois sois eterno e único. Sois poderoso e repleto de amor. Sois o nosso Deus e somos o vosso povo. Pai, que saibamos ouvir a Vossa voz quando nos falais através das sagradas leituras e através dos irmãos da comunidade de vossa Igreja.
- Bendito sejais, Senhor nosso Deus!
- Pai! Sois o Deus do universo! Fazei reinar, agora e sempre o vosso Reino na vida de todos os que receberam o batismo.
- Bendito sejais, Senhor nosso Deus!
- Senhor, Pelo batismo nos tornaste vosso templo santo. Santo é vosso Nome e os santos vos louvarão para sempre.
- Bendito sejais, Senhor nosso Deus!
- Pai! João Batista nos indicou o Vosso envidado, o messias, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus”. Com vosso Filho entre nós, uma nova páscoa, um novo tempo, uma nova criação se deu entre nós. Transformados por Jesus, vosso Filho, somos também vossos Filhos prediletos.
- Bendito sejais, Senhor nosso Deus!
- Senhor, Sendo vossos filhos, estabelecei o vosso Reino na nossa vida e na vida de todas as comunidades. Que vosso Reino venha a nós e seja feita a Vossa vontade.
- Bendito sejais, Senhor nosso Deus!
 PAI NOSSO... A PAZ DE CRISTO... EIS O CORDEIRO DE DEUS...


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HOMILIA DO PE. PEDRINHO

A liturgia de hoje nos convida a pensar se Deus se dirige a nós e fala conosco. Eu gostaria de em primeiro lugar, eu vejo que aqui tem bastante gente que tem criança pequena. Olha como Eli orientou aquela criança chamada Samuel. Samuel ouvia alguma coisa e pensava: é Eli que está chamando. E Eli compreendeu que era o Senhor.  Ora, nós somos chamados por Deus desde o nosso nascimento. É na medida que nós vamos crescendo e nos tornando adultos, agente acaba impedindo de ouvir a Palavra de Deus, porque temos tantas outras coisas a nos preocupar. Samuel não conseguia distinguir quem falava com ele. Então, quem narrou esta história de Samuel diz: Ele não distinguia quem era o Senhor, porque não distinguia ainda a sua Palavra. Que bom se nós nos preocuparmos com o desenvolvimento das crianças, mas o desenvolvimento integral, que inclui o encontro com o Senhor, o encontro com Deus. É que as vezes, nós mesmos não sabemos nos encontrar com Deus. Então, como é que eu posso ajudar a criança? Então aqui vai uma dica preciosa: para conhecer a Deus é necessário se encontrar com a sua Palavra, com a Palavra de Deus. Por isso, A Igreja nos orienta as leituras da semana. Para que? Para podermos nos encontrar com o Senhor. Agora, este é um ponto importante; o nosso encontro com o Senhor vai nos ajudar a compreender que nós somos chamados a ter uma vida de MORALIDADE. Não podemos ter prática imoral. Quando agente fala em prática imoral, muita gente (claro que estou generalizando) já pensa em sexo. Imoralidade o que é? Sexo, pornografia? Quando na realidade imoralidade é tratar o outro SEM NENHUM CRITÉRIO. Olha, o Evangelho nos ensina amai-vos uns aos outros. Jesus ainda nos ajuda a compreender ainda de forma mais clara: “Amai vos uns aos outros, como EU vos amei”.  De forma que eu sou chamado a gastar a minha vida para ajudar o outro, para salvar o outro. Então, o que é uma atitude imoral? É quando eu desrespeito o próximo, quando eu xingo uma pessoa, quando eu grito com o outro,  grito com a esposa, com os filhos, com os pais, isto é atitude IMORAL. Quando eu me prevaleço do outro, ganho dinheiro à custa do outro, isto é imoral. Quando de fato eu sou corrupto, isto é imoral. Muitas pessoas pensam que não têm imoralidade porque são bem regradas no sexo. Não! Isto seria restringir, estreitar a compreensão. Claro que também implica a questão sexual, mas não é somente ela. Então, ter uma atitude MORAL, porque somos membros de Cristo. Então, respeito com o próximo. Isto vale para as crianças também. Cada vez mais agente vê crianças não respeitando os mais velhos, então estamos ensinando atitudes imorais. São Paulo nos diz que o cristão tem uma atitude moral. Mais alguém poderia dizer: aqui está falando em fornicação. Ora, se olharmos no dicionário, fornicação é quando eu trato o outro como um objeto. E aí eu posso ser objetos em vários sentidos. Por exemplo: nós vamos ver muitos fornicadores nos procurando este ano, pensando na eleição. Não porque estão com atenção conosco, mas porque querem ganhar um voto. Isto é fornicação. É quando eu utilizo do outro para o meu interesse próprio.  E inclusive isto serve também para o sexo. Às vezes, pensamos no nosso prazer e não do irmão. Não do companheiro ou companheira. E acaba fazendo do nosso ato uma fornicação. Na realidade, fornicação é muito mais amplo, do que normalmente nos é mostrado.  Muito bem. Então nós já sabemos da atitude do cristão, sabemos como ouvir a Deus e aí vem o evangelho. O Evangelho é muito interessante, porque João Batista está com dois discípulos seus e diz: Ali está o Cordeiro que tira o pecado do mundo.  Imediatamente eles foram atrás de Jesus. Jesus olha e diz: o que vocês estão buscando? Eles disseram: mestre, onde moras? Não sei se já percebemos o quanto agente gosta de endereços. Todo mundo tem uma agenda de endereços. De e-mail, de endereços, mas raramente agente utiliza. Então, Jesus se nega a dar endereço. Ele disse: vocês querem ver onde eu moro? Vinde e vede. Então, Jesus é direto. Ele não fica assim: passa lá em casa quando quiser. Não! Vinde e vede. E diz que eles foram e passaram aquele dia com Ele. Não ficaram o dia inteiro, não! É exagero ficar o dia inteiro com Jesus, porque você não vai agir. Diz que era lá pelas quatro horas da tarde. Daí pra frente. O resto do dia é para você ir trabalhar. É evidente isto. As pessoas dizem: não, eu estou a serviço do Senhor e não fazem nada, ficam somente ali. Não fazem nada e não estão a serviço de ninguém. Isto é interessante, pois não sabemos como foi este encontro no certo, mas foi um encontro pessoal. A Este encontro pessoal  é nós somos chamados a fazer com Jesus, ir até onde Ele mora. André saiu de lá tão animado, que ele foi contar pro Pedro; Olha, nós encontramos o Messias, o Cristo. O Pedro vai, e aí Jesus diz: tu és Simão, serás chamado pedra. E nós sabemos que é daí que Ele vai edificar a sua Igreja. Se fôssemos nós, iriamos dizer: tem que ser André, porque ele foi o primeiro a encontrar o Cristo.  Mas isto nos ajuda a compreender algo também. Eu sou chamado, cada um aqui é chamado a mostrar o Cristo para o outro. Mas a missão de cada um, quem vai confiar é o próprio Jesus.  Eu não posso dizer; Cristo está te chamando para fazer isto, isto, isto. Não!  Cristo é o nosso Messias, vá ver onde Ele mora. Vá ter um encontro com Ele. Ele vai dizer o que espera de você. Este é o grande convite da liturgia de hoje. Nós devemos estar sempre atentos, para ter este encontro com o Senhor e a partir daí, realizar a missão que Ele nos confia. É assim que somos chamados a praticar a nossa fé; sendo pessoas que respeita o próximo, sendo pessoas atentas às palavras de Deus, e claro, se alimentando da Eucaristia, porque muitas vezes nos acabamos desviando do caminho, mas também desanimados por falta de força necessária que vem de Cristo. Seria muito bom se nós pedíssemos, nesta celebração de hoje, para que o Senhor continue nos chamando, nos convocando e que nós tenhamos a mesma atitude de São João Batista e de André; anunciar o Cordeiro que tira o pecado do mundo.  Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

PE. PEDRINHO  – DIOCESE DE SANTO ANDRÉ, SÃO PAULO.
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Mestre, onde moras?

Após as festas natalinas, iniciamos os domingos do Tempo Comum, apresentando nas leituras do Evangelho, o
início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos.

A Leituras falam do CHAMADO de Deus.

Na 1ª Leitura, SAMUEL, no silêncio da noite, se ENCONTRA com Deus, que o "chama". (1Sm 3,3b-10-19)

- A Vocação é sempre uma iniciativa misteriosa e gratuita de Deus.
O Profeta torna-se profeta porque um dia escutou Deus a chamá-lo pelo NOME e a confiar-lhe uma missão.
- A Voz de Deus se faz ouvir no silêncio da noite.
Longe das preocupações do dia a dia, o ambiente é mais favorável  para ESCUTAR os apelos e os desafios de Deus.
- Samuel não reconhece logo e sozinho a voz de Deus. Só consegue após quatro vezes e com a ajuda do sacerdote Eli. Deus não desiste diante de nossa surdez...
- Samuel responde: "Fala, Senhor, o teu servo escuta".
É a expressão de uma total disponibilidade, abertura e entrega face aos desafios e aos apelos de Deus.
* A Vocação de Samuel ilustra a vocação de todos nós.

Na 2ª Leitura, Paulo afirma que, pelo Batismo, o cristão se ENCONTROU com Cristo e se tornou templo do Espírito Santo.
Não podemos profanar esse templo. (1Cor 6,13c-15a.17-20)

No Evangelho, temos o ENCONTRO dos PRIMEIROS DISCÍPULOS com Jesus. (Jo 1,35-42)

O Texto faz parte da semana inaugural no Evangelho de João e apresenta um modelo de chamado e de seguimento de Jesus.
O chamado nasce do testemunho de João Batista, a partir do qual formou-se uma corrente. Ninguém chega a Jesus sozinho...
- João Batista reconhece o Cristo que "passa" e aponta a dois discípulos, André e Filipe: "Eis o Cordeiro de Deus…"
- Os Dois Discípulos seguem o Cristo de longe, timidamente.
- Cristo vai ao encontro deles e começa o Diálogo:    "Que procurais"? - "Mestre, onde moras"?    "Vinde e vede"…
    Foram e permaneceram com ele todo o dia…
- No dia seguinte: André leva o irmão Pedro até Cristo:   Felipe chama Natanael: "Encontramos o Cristo".




* Só podemos encontrar Jesus, se alguém nos fala dele.
   O Batista introduziu seus discípulos a Jesus,    em seguida os discípulos procuraram outros candidatos.

VOCAÇÃO: Busca e Convite:
O Cristão é, antes de tudo, aquele que acolhe o chamado de Deus para seguir Jesus Cristo. Esse seguimento tem um caminho a percorrer...

- "O que estais procurando?"
São as primeiras palavras de Jesus no evangelho de João.
Nós também estamos à PROCURA de algo e de alguém... 
Como os discípulos, procuramos saber quem é Jesus...
* O que estais buscando na vida? Qual a razão principal que nos move?

 - "Mestre, onde moras?"
A resposta dos discípulos é movida pelo desejo de comunhão.
Os discípulos não estão interessados em teorias sobre Jesus.
Querem, ao contrário, criar laços de intimidade com ele. "Onde moras?"

- "Vinde e Vede"
Para criar intimidade com Jesus, são convidados: "Vinde e vede".
É o encontro com Jesus na intimidade, na simplicidade e acolhimento...
E o resultado da experiência aparece:
"Então eles foram e viram onde Jesus morava.
E permaneceram com ele naquele dia".

* Discípulo de Jesus é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador, que está
disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão  com ele, que é capaz de testemunhar Jesus e de anunciá-lo aos outros irmãos.

- Samuel reconheceu a voz de Deus e acolheu prontamente...
- João Batista: reconheceu a presença de Cristo no meio da multidão e   o indicou como Salvador.                                                                         
- Os Discípulos também reconheceram a presença de Cristo,   com alegria o anunciaram a seus amigos e o seguiram prontamente…

Deus também nos chama e convida para fazer parte da Comunidade de Jesus...
- Temos a mesma disponibilidade de Samuel:   "Fala, Senhor, que teu servo escuta".
- Temos o mesmo ardor missionário dos primeiros discípulos, que partiram com entusiasmo para anunciar aos amigos  o tesouro que encontraram?

Cristo conta com Você!...
                
                                           Pe. Antônio Geraldo

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Homilia de D. Henrique Soares

Caríssimos em Cristo, após as santas festas do Tempo do Natal do Senhor, estamos iniciando o Tempo Comum. Terminada ontem a primeira semana deste tempo “verde”, entramos hoje no Segundo Domingo chamado Comum: comum do dia-a-dia, da vida miúda, vivida na presença do Senhor que está sempre presente na sua Igreja na potência do seu Espírito Santo, dando vigor à Palavra e eficácia aos sacramentos. 

            A Escritura que escutamos nesta Missa falou-nos de um Deus que chama, que entra na nossa vida e nos dirige o seu apelo. Foi assim com Samuel que, novinho, sequer sabia reconhecer a voz do Senhor; foi assim com os primeiros discípulos, traspassados pela palavra do Batista que, apresentando o Cordeiro de Deus, quase que forçava aqueles dois, André e Tiago, a seguirem Jesus. E lá vão eles: “Rabi, onde moras? Onde tens tua vida?” E Jesus os convida: “Vinde e vereis! Somente se tiverdes a coragem de virdes comigo, de comigo permanecerdes, podereis ver de verdade!” Não é impressionante, quase que inacreditável, caríssimos, que Deus nos conheça pelo nome, que o Senhor nos chame e nos queira parceiros seus no caminho da vida? E, no entanto, é assim! Também nós somos conhecidos pelo nome, nossos passos, nosso coração, nossa vida são conhecidos pelo Senhor... E ele nos chama com amor. A nós, que estamos procurando a felicidade e a realização na vida, o Senhor também dirige a pergunta: “O que estais procurando?” Vinde, caríssimos, fiquemos com o Senhor e encontraremos aquilo que nosso coração procura, aquilo que faz a vida valer a pena. 
            Mas, esse “estar com o Senhor”, esse “permanecer com ele”, que é o início da própria vida eterna já neste mundo, não pode se dar sem que realmente sejamos de Cristo, com todo o nosso ser, corpo e alma. Aqui aparece com toda clareza a urgência e atualidade da advertência de São Paulo, feita aos coríntios e a nós. Corinto era uma cidade particularmente devassa do Império Romano. E, como hoje, os cristãos eram tentados a “corintiar”, a entrarem na onda, achando tudo normal, moderno e compatível com a fé. O Apóstolo, em nome de Cristo, desmascara essa ilusão, tão comum entre os cristãos de hoje. Ouçamo-lo! É incômodo, é chato, mas é a Palavra de Deus, que nos ilumina, liberta e nos salva... Ouçamo-la! “O corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo!” Eis cristão: teu corpo pertence ao teu Senhor Jesus Cristo que nele habita pela potência do seu Espírito Santo desde o dia do teu Batismo: “Porventura ignorais que vossos corpos são membros de Cristo? Ou ignorais que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós e que vos é dado por Deus? E, portanto, ignorais que não pertenceis a vós mesmos? Então, glorificai a Deus em vosso corpo!” Compreende, cristão! Tu pertences a Cristo, tu és sagrado porque no Batismo foste consagrado pelo Espírito de Cristo que habita em ti! Teu corpo foi lavado pela água, símbolo do Santo Espírito, foi ungido pelo óleo batismal, sinal da graça de Cristo, foi untado pelo santo Crisma, sinal da força e da energia do Espírito de Cristo; teu corpo foi alimentado com o Corpo do Senhor... Teu corpo é sagrado, cristão, teu corpo é santo, teu corpo pertence ao Senhor! “Portanto, ignorais que não pertenceis a vós mesmos? Então, glorificai a Deus em vosso corpo!” Solteiro ou casado, todos nós temos o dever sagrado, o dever de amor de fugir da imoralidade! À medida que o paganismo avança, perde-se o sentido cristão do corpo e da sexualidade! Tem-se a idéia que o corpo é para o prazer, para a satisfação da libido; pensa-se que o corpo é uma coisa, um objeto de prazer, que a bel prazer pode ser usado... Isso pensam os pagãos, isso vivem os pagãos. Nós sabemos que não é assim: “O corpo é para o Senhor e o Senhor é para o corpo...” para este corpo, que será ressuscitado para a glória de Cristo! 
            Eis, caríssimos em Cristo, os pecados de hoje: a impureza (ou seja a busca do prazer solitário e de atos e pensamentos sensuais que aguçam propositalmente o erotismo), a fornicação (isto é, o ato sexual antes do casamento com pessoas do mesmo ou do outro sexo) o adultério (ou seja, a relação fora do casamento). Nunca deveremos esquecer qual a verdade do Evangelho: o ato sexual somente é santo, responsável, bendito e plenamente agradável a Deus no casamento. Fora dele, é sempre um pecado – e esta regra não conhece nenhuma exceção! E mais: a vida sexual do casal deve ser santa. Como diz a Palavra do Senhor: “O matrimônio seja honrado por todos, e o leito conjugal, sem mancha; porque Deus julgará os fornicadores e os adúlteros” (Hb 13,4). 
            Caríssimos, o modo que os cristãos têm de vivenciar a sexualidade não pode ser o modo dos pagãos. Eles seguem seus caprichos, suas paixões... Nós, mesmo frágeis, mesmo com nossos instintos e tendências muitas vezes desordenadas, por amor do Cristo que nos amou, temos o dever de lutar para colocar nossa sexualidade debaixo do senhorio de Cristo! Esse senhorio é mistério de cruz, mas também de ressurreição. Nós, que somos um só corpo com o Senhor pelo Batismo e a Eucaristia, nós que pelo Espírito Santo nos tornamos uma só coisa com o Senhor, de corpo e alma, não podemos pensar e viver nossa sexualidade como os pagãos! Então, jovem solteiro, jovem solteira, tua vida sexual, teu namoro, devem ser vividos à luz do Senhor Jesus! Casados cristãos, vossa vida conjugal não deve ser como a dos pagãos, sujeita e ditada simplesmente pela libido... Vossa sexualidade deve ser vivida na luz do Senhor! Homossexual cristão, vive tua tendência de modo cristão, lutando para seres casto, recorrendo à oração, completando corajosamente na carne da tua vida e da tua luta, aquilo que falta à paixão do Cristo. Procura viver dignamente, procura acompanhamento espiritual e coloca em Cristo a tua esperança e a tua alegria. Solteiro cristão, vive tua sexualidade na castidade e na continência por amor a Cristo! Padre, religioso, religiosa, tem coragem e generosidade para viveres o que prometeste a Cristo diante de toda a Igreja reunida no dia da tua profissão religiosa ou da tua ordenação sacerdotal! O Senhor nos pedirá contas, a todos nós! Ninguém está acima da Palavra, ninguém está acima do juízo do Cristo Jesus! 
            Talvez, caríssimos, alguns de vocês pensem como os judeus pensaram ao término do Discurso sobre o Pão da Vida: “Essa palavra é dura! Quem pode escutá-la?” (Jo 6,60). Pois bem, a nós, com doçura e também com firmeza o Senhor diz: “Isto vos escandaliza? Quereis também vós ir embora?” (Jo 6,61.67). Não é fácil, irmãos! Não somos melhores nem mais fortes que ninguém... Sentimos em nós pensamentos, afetos e desejos contraditórios... Mas, sabemos que Cristo nos chamou, nos amou e por nós entregou a vida. Então, que digamos como Pedro: “Senhor, a quem iremos? Tens palavra de vida eterna e nós cremos e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” (Jo 6,69). 
            É isto, caríssimos, dizer na vida como Samuel disse: “Eis-me aqui”; é isto atender ao convite do Senhor: “Vinde e vereis”; é isto, finalmente, “ir ver onde ele mora e permanecer com ele”.  Que ele nos dê também a nós a sua graça! Amém.

D. Henrique Soares

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