21º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A (Adaptado e postado pelo Diácono Ismael)
Tema: Cristo e a Igreja.
A primeira leitura - “As chaves” não são um poder para si, mas para o serviço dos
irmãos.
O Evangelho convida a acolher Jesus como “o Messias”. Dessa
adesão, nasce a Igreja – a comunidade à volta de Pedro, que dá testemunho de Jesus.
À Igreja e a Pedro (fé) é confiado
as chaves; interpretar as palavras de Jesus.
Segunda leitura: Diante da sabedoria de Deus resta ao homem confiar, louvar,
trabalhar e agradecer.
6. PRIMEIRA LEITURA (Is 22, 19-23) Leitura da Profecia de Isaías.
Assim diz o
Senhor a Sobna, o administrador do palácio: “Eu vou te destituir do posto que
ocupas e demitir-te do teu cargo. Acontecerá que neste dia chamarei meu servo
Eliacim, filho de Helcias, e o vestirei com a tua túnica e colocarei nele a tua
faixa, porei em suas mãos a tua autoridade; ele será pai para os habitantes de
Jerusalém e para a casa de Judá. Eu o farei levar aos ombros a chave da casa de
Davi; ele abrirá e ninguém poderá fechar; ele fechará e ninguém poderá abrir.
Hei de fixá-lo como estaca em lugar seguro e aí ele terá o trono da glória na
casa de seu pai”.
AMBIENTE - Isaías nasceu 760 a.C., é um homem culto, decidido, enérgico, que frequenta os círculos de poder e fala com autoridade aos altos funcionários e mesmo aos reis. Defende os oprimidos, o povo explorado e convida continuamente o seu povo a viver no âmbito da Aliança. Isaías hoje leva-nos à época do rei Ezequias. Em 714 a.C., Ezequias manifestará uma certa propensão para alinhar em alianças políticas contra os assírios (que, desde o reinado de Acaz, mantêm Judá sob a sua autoridade). Em resposta, Senaquerib volta-se contra Judá e devasta-a… Em 701 a.C., Jerusalém é cercada pelos assírios e Ezequias tem de aceitar uma submissão ainda mais onerosa do que a anterior. Sobna e Eliacim são altos funcionários de Ezequias.
MENSAGEM - Sobna talhou “para si um sepulcro no
alto e cavou para si na rocha um mausoléu”. Sobna utilizou o dinheiro do povo
em futilidades num momento difícil para o povo. Ele irá ser despojado do seu
poder (a túnica, o cinto, a chave do palácio), as quais serão revestidas por Eliacim.
O simbolismo das chaves é sugestivo: o mordomo do palácio, entre outras
coisas, conservava em seu poder as chaves do palácio real, administrava os bens
do soberano, fixava a abertura e o fechamento das portas e definia quais os
visitantes a introduzir junto do soberano.
Isaías deposita grande esperança em Eliacim e na forma como ele desempenhará as suas funções. A
referência à “estaca” (“estaca num lugar firme”), revela que Eliacim desempenhará as suas funções com grande firmeza.
Porque esta história? Ela prepara-nos para entender melhor o Evangelho
que nos é hoje proposto. Define em que consiste o verdadeiro serviço “das
chaves”, o serviço da autoridade: ser um bom pai e procurar o bem de todos.
ATUALIZAÇÃO • o poder é um serviço à comunidade. Quem exerce o poder, deverá
fazê-lo com a solicitude, o cuidado, a bondade, a compreensão, a tolerância, a
misericórdia, e também com a firmeza com que um pai conduz e orienta os seus
filhos; é uma questão de amor. É a mesma lógica que os cristãos devem exigir,
seja no exercício do poder civil, seja no âmbito da comunidade cristã.
• o exercício do poder só faz sentido enquanto está ao serviço do bem comunitário
• o exercício do poder só faz sentido enquanto está ao serviço do bem comunitário
7. SALMO RESPONSORIAL 137 (138)
Ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Completai em
mim a obra começada!
• Ó Senhor,
de coração eu vos dou graça, / porque ouvistes as palavras dos meus lábios! /
Perante os anjos vou cantar-vos / e ante o
vosso templo vou prostrar-me.
• Eu
agradeço vosso amor, vossa verdade, / porque fizestes muito mais que
prometestes; /
naquele dia em que gritei, vós me escutastes /
e aumentastes o vigor da minha alma.
• Altíssimo
é o Senhor, mas olha os pobres / e de longe reconhece os orgulhosos. /
Ó Senhor, vossa bondade é para sempre! / Eu
vos peço: não deixeis inacabada / esta obra que fizeram vossas mãos!
10. EVANGELHO (Mt 16,13-20) Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele
tempo, Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e aí perguntou aos seus
discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam:
“Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é
Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem
dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o filho do Deus
vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas,
porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no
céu. Por isso, eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a
minha Igreja e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves
do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o
que tu desligares na terra será desligado nos céus”. Jesus, então, ordenou aos
discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.
AMBIENTE - Depois do êxito inicial do seu ministério, Jesus experimenta a oposição dos líderes e um certo desinteresse por parte do Povo. A sua proposta do Reino não é acolhida, senão por um pequeno grupo.
AMBIENTE - Depois do êxito inicial do seu ministério, Jesus experimenta a oposição dos líderes e um certo desinteresse por parte do Povo. A sua proposta do Reino não é acolhida, senão por um pequeno grupo.
É, então, que Jesus dirige aos discípulos uma série de perguntas sobre
si próprio. Não se trata, tanto, de medir a sua de popularidade; trata-se de
tornar as coisas mais claras para os discípulos e confirmá-los na sua opção de
seguir Jesus e de apostar no Reino.
MENSAGEM - Jesus interroga acerca do que as pessoas dizem dele e acerca do que os próprios discípulos pensam. A opinião dos “homens” vê Jesus em continuidade com o passado (“João Baptista”, “Elias”,...”). Reconhecem, que Jesus é um homem convocado por Deus e enviado ao mundo com uma missão – como os profetas do Antigo Testamento… Mas não vão além disso; Jesus é, apenas, um homem bom, justo, generoso, que Se esforçou por ser um sinal vivo de Deus, como tantos outros homens antes d’Ele. A opinião dos discípulos vai muito além: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. “o Cristo” significa que Ele é esse libertador enviado por Deus para libertar o seu Povo. o “Filho de Deus” designa relação particular com Deus, a quem Deus confiou uma missão e vive em total comunhão com Deus.
Na
segunda parte a resposta de Jesus à
confissão de fé da comunidade dos discípulos, pela voz de Pedro. Jesus felicita
a Pedro (isto é, a comunidade). No entanto, essa fé não é mérito de Pedro, mas
um dom de Deus. “a rocha” que é a base firme sobre a qual vai assentar a
Ekklesia de Jesus é a fé que
Pedro e a comunidade dos discípulos professam: a fé em Jesus como o Messias,
Filho de Deus.
Para que seja possível a Pedro testemunhar que Jesus é o Messias Filho de Deus Jesus promete-lhe “as chaves do Reino dos céus” e o poder de “ligar e desligar”. A entrega das chaves equivale à nomeação do “administrador do palácio” de que falava a primeira leitura. Por outro lado, a expressão “atar e desatar” designava, entre os judeus da época, o poder para interpretar a Lei com autoridade, para declarar o que era ou não permitido, para excluir ou re-introduzir alguém na comunidade do Povo de Deus. Para interpretar as palavras de Jesus, para adaptar os ensinamentos a novas necessidades, e para acolher ou não novos membros na comunidade dos discípulos do Reino. Pedro é o protótipo do discípulo; É a essa comunidade, representada por Pedro, que Jesus confia as chaves do Reino e o poder de acolher ou excluir.
Para que seja possível a Pedro testemunhar que Jesus é o Messias Filho de Deus Jesus promete-lhe “as chaves do Reino dos céus” e o poder de “ligar e desligar”. A entrega das chaves equivale à nomeação do “administrador do palácio” de que falava a primeira leitura. Por outro lado, a expressão “atar e desatar” designava, entre os judeus da época, o poder para interpretar a Lei com autoridade, para declarar o que era ou não permitido, para excluir ou re-introduzir alguém na comunidade do Povo de Deus. Para interpretar as palavras de Jesus, para adaptar os ensinamentos a novas necessidades, e para acolher ou não novos membros na comunidade dos discípulos do Reino. Pedro é o protótipo do discípulo; É a essa comunidade, representada por Pedro, que Jesus confia as chaves do Reino e o poder de acolher ou excluir.
ATUALIZAÇÃO • Quem é Jesus? Muitos dos nossos conterrâneos vêem em Jesus um homem bom, um admirável “mestre”, mas que não conseguiu impor os seus valores. Estas visões apresentam Jesus como “um homem” excepcional, que marcou a história e deixou uma recordação.
• Para
os discípulos, Jesus foi bem mais do que “um homem”. Ele foi e é “o Messias,
o Filho de Deus vivo”. Defini-lo dessa forma significa reconhecer em Jesus
o Deus que o Pai enviou ao mundo com uma proposta de salvação e de vida plena.
A diferença entre o “homem bom” e o “Messias, Filho de Deus”, é a diferença
entre alguém a quem admiramos e que é igual a nós, e alguém que nos transforma,
e nos encaminha para a vida eterna.
• O que
é a Igreja? é a comunidade dos discípulos que reconhecem Jesus como “o Messias,
o Filho de Deus”.
• A Igreja de Jesus não é para ficar só a
olhar para o céu, numa contemplação do “Messias, Filho de Deus”; mas para
testemunhar a proposta de salvação que Cristo veio oferecer.
8. SEGUNDA LEITURA (Rm 11,33-36) Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Ó
profundidade da riqueza, sabedoria e da ciência de Deus! Como são inescrutáveis
os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos! De fato, quem conheceu o
pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem se antecipou em
dar-lhe alguma coisa, de maneira a ter direito a uma retribuição? Na verdade,
tudo é dele, por ele e para ele. A ele a glória para sempre. Amém!
AMBIENTE - Deus que prometeu a salvação a Israel, não pode ser infiel às suas promessas. Hoje é a conclusão da reflexão de Paulo. Trata-se de um belíssimo hino de louvor e de adoração que exalta o desígnio salvador de Deus
MENSAGEM – Paulo contempla a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus. Os desígnios de Deus são misteriosos e ultrapassam a capacidade de compreensão do homem. Ao homem resta reconhecer a sua própria pequenez, e incapacidade de compreender Deus. Ao homem resta confiar em Deus, acolher sua Palavra e seguir os seus caminhos… O crente é aquele que se entrega nas suas mãos num hino de louvor: “glória a Deus para sempre. Amem”.
ATUALIZAÇÃO • Convida-nos a reconhecer a nossa incapacidade de entender os projetos de Deus e convida-nos que a admiração se transforme num cântico de adoração e de louvor.
Pe. Joaquim, Pe Barbosa, Pe. Carvalho
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Pe. Antônio Geraldo: Cristo
e a Igreja
A Liturgia nos propõe hoje dois temas fundamentais da fé cristã: CRISTO e a IGREJA.
Na 1ª Leitura, Isaías mostra
como uma pessoa se tornava ministro da casa real através da entrega das chaves do
palácio real. Eleaquim é aqui figura de
Pedro a quem Jesus confiará o governo supremo do Povo de Deus. (Is
22,19-23)
Essa imagem nos ajuda a entender melhor o Evangelho de hoje.
A 2ª Leitura é um convite a
contemplar a Riqueza, a Sabedoria e a Ciência de Deus, que realiza o seu
projeto de Salvação do homem. (Rm
11,33-36)
No Evangelho, vemos Jesus
entregando a Pedro as chaves. (Mt
16,13-20)
Da adesão dos discípulos a Jesus, como "o Messias,
Filho de Deus", nasce a IGREJA:
a comunidade dos discípulos de Jesus, convocada e organizada ao redor de Pedro.
O texto tem duas partes:
- A primeira, de caráter cristológico: Quem é Jesus Cristo?
- A primeira, de caráter cristológico: Quem é Jesus Cristo?
- A segunda, de caráter eclesiológico: Que é a Igreja?
1. Jesus interroga os discípulos:
O que as pessoas dizem
dele e o que os discípulos pensam?
- Para os "homens" Jesus é um homem extraordinário, bom e justo, como tantos outros homens antes dele.
- Para os "homens" Jesus é um homem extraordinário, bom e justo, como tantos outros homens antes dele.
- Para Pedro e os discípulos, Jesus é muito mais: "Tu és o Cristo, o Filho de
Deus vivo" .
2. Jesus responde à confissão de fé
A fé da comunidade dos discípulos,
apresentada pela voz de Pedro, é o fundamento sobre o qual Jesus vai assentar a
Igreja.
IGREJA: É a
comunidade dos discípulos que reconhecem Jesus como "o Messias, o Filho de Deus".
Ela existe para testemunhar Cristo e para levar a todos os
homens a proposta de salvação que ele veio oferecer.
Para isso, é confiado a Pedro e à Comunidade o "Poder das Chaves".
Uma missão particular para manter a unidade da fé em Cristo.
Lembra a nomeação do "Administrador do Palácio", de
que fala a primeira leitura.
+ QUEM É CRISTO
Hoje?
Apesar do secularismo cada vez mais difundido e de um
abandono da prática e das tradições cristãs cada vez mais generalizado: é
interessante notar como a pergunta continua atual:
- Para os JOVENS, Jesus representa a novidade, a
contestação de uma sociedade e de um sistema envelhecido, árido, privado de
fantasia e criatividade...
- Para as MASSAS OPRIMIDAS, Jesus aparece como o Libertador,
o símbolo de uma esperança, que não
está somente num futuro misterioso...
- Para os AGENTES de Obras sociais, Jesus é um
revolucionário, que luta contra a
injustiça, a opressão, a exploração do homem pelo homem...
- Até as pinturas apresentam hoje Jesus Cristo em
vestes extravagantes e coloridas de um Hippie, ou de um barbudo guerrilheiro
"procurado".
E NÓS também fazemos questão de
ter uma IMAGEM de Cristo: de pedra, madeira, ferro,
ouro, às vezes como peça preciosa de arte...
Seu NOME é
cantado em festas, em momentos de alegria e até de boemia, e é recordado nos
momentos de apuros, como último recurso...
Tudo isso revela uma realidade positiva: O nosso mundo não
pode prescindir de Cristo.
Nossa História está tão marcada por ele, que não se pode
ignorá-lo.
+ Quem é Jesus
Cristo para mim?
Para responder, não basta procurar na memória alguma fórmula
que aprendemos no catecismo, ou ouvimos de outros ou lemos nos livros.
É preciso procurar no coração, em nossa fé vivida e
testemunhada.
Assim descobriremos o que Jesus representa, de fato, em
nossa vida.
Cristo não é um personagem histórico morto do PASSADO.
Ele ressuscitou e está vivo.
- Ele vive ainda hoje no menor dos irmãos: vive no mendigo,
no migrante, no bêbado, no revoltado, no pecador, no ladrão...
- Ele vive dentro de nosso coração. Ele vive em seus
familiares, em seus irmãos.
Ele vive no coração
de todos.
- Ele nos fala ainda HOJE no seu Evangelho: que devemos conhecer com fidelidade, que devemos viver
com autenticidade, que devemos anunciar com renovado ardor
missionário...
+ Lugares de encontro com Jesus Cristo
(Doc. Aparecida 6.1.2) :
Na fé recebida e vivida na Igreja;
na Sagrada Escritura;
na Sagrada Liturgia (especialmente na celebração dominical);
no Sacramento da Reconciliação;
na Oração pessoal e comunitária;
na Comunidade viva na fé e
no amor fraterno; nos pobres, aflitos e enfermos...
Descubra a felicidade de servir, de amar, de perdoar, e
Cristo se encarnará em cada um de seus gestos, e se encarnará em cada rosto de
pessoa humana que você encontrará ao longo de seu caminho.
+ Dia dos Ministérios Leigos:
Nesse domingo, a Igreja recorda e louva a vocação de tantos
homens e mulheres que se dedicam incansavelmente na construção do Reino de
Deus. A eles a nossa gratidão.
Pe. Antônio
Geraldo
==========--------------===========
PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
LOUVOR:
(QUANDO O PÃO CONSAGRADO
ESTIVER SOBRE O ALRAR)
à COM JESUS, POR JESUS E
EM JESUS, NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, LOUVEMOS AO PAI!
à IRMÃOS E IRMÃS, DEMOS
GRAÇAS AO SENHOR, O NOSSO DEUS...
T:
Pai, fortalecei nossa fé e dai-nos coragem para anunciá-la.
à Pai de bondade, nós Vos louvamos porque enviastes profetas. Iluminados pelo Vosso Espírito, eles perceberam os sinais dos tempos e denunciaram o mal com coragem.
Nós Vos pedimos: tornai-nos profetas destemidos para anunciar o vosso Reino e denunciar as injustiças.
à Pai de bondade, nós Vos louvamos porque enviastes profetas. Iluminados pelo Vosso Espírito, eles perceberam os sinais dos tempos e denunciaram o mal com coragem.
Nós Vos pedimos: tornai-nos profetas destemidos para anunciar o vosso Reino e denunciar as injustiças.
T:
Pai, fortalecei nossa fé e dai-nos coragem para anunciá-la.
à Pai de bondade, Vós sois infinito no amor e na misericórdia. Com o apóstolo Paulo proclamamos a riqueza da Vossa sabedoria e da Vossa ciência. A Vós, glória e louvor! Dái-nos a Luz da sabedoria para que saibamos viver e anunciar o vosso amor. Nós Vos pedimos pelos pregadores, catequistas, missionários e pelos pais mensageiros da Vossa Palavra. Que o Vosso Espírito nos dê sabedoria para viver e ensinar.
T: Pai, fortalecei nossa fé e dai-nos coragem para anunciá-la.
à Pai de bondade, como Simão Pedro também proclamamos que Jesus é o Messias, o vosso Filho e nosso irmão. Nós Vos bendizemos, Pai! Nós Vos pedimos pela Igreja, pelo Papa Francisco, pelo nosso Bispo ...(Magella) pelos nossos padres e diáconos, para que anunciem mais fortemente o vosso Reino.
T: Pai, fortalecei nossa fé e dai-nos coragem para anunciá-la.
à Pai Nosso... A Paz de Cristo... Eis o Cordeiro de Deus...
à Pai de bondade, Vós sois infinito no amor e na misericórdia. Com o apóstolo Paulo proclamamos a riqueza da Vossa sabedoria e da Vossa ciência. A Vós, glória e louvor! Dái-nos a Luz da sabedoria para que saibamos viver e anunciar o vosso amor. Nós Vos pedimos pelos pregadores, catequistas, missionários e pelos pais mensageiros da Vossa Palavra. Que o Vosso Espírito nos dê sabedoria para viver e ensinar.
T: Pai, fortalecei nossa fé e dai-nos coragem para anunciá-la.
à Pai de bondade, como Simão Pedro também proclamamos que Jesus é o Messias, o vosso Filho e nosso irmão. Nós Vos bendizemos, Pai! Nós Vos pedimos pela Igreja, pelo Papa Francisco, pelo nosso Bispo ...(Magella) pelos nossos padres e diáconos, para que anunciem mais fortemente o vosso Reino.
T: Pai, fortalecei nossa fé e dai-nos coragem para anunciá-la.
à Pai Nosso... A Paz de Cristo... Eis o Cordeiro de Deus...
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