2º DOMINGO DO TC ANO B
2015 (Adaptado e postado pelo Diácono Ismael)
Tema: Ouvir a Deus; “Fala, Senhor, que teu servo escuta!”
Tema: Ouvir a Deus; “Fala, Senhor, que teu servo escuta!”
SINOPSE:
Primeira leitura; Samuel: O chamado é sempre iniciativa de Deus.
Evangelho: Para João, o discípulo é aquele que reconhece no Cristo o Messias
E o segue, vive com ele e anuncia-O aos irmãos.
Segunda: No crente que vive em comunhão com Cristo deve manifestar-se sempre a vida nova de Deus.
Segunda: No crente que vive em comunhão com Cristo deve manifestar-se sempre a vida nova de Deus.
LEITURA
I – 1 Sam 3,3b-10.19 Samuel dormia... O Senhor chamou Samuel e ele
respondeu: ‘Falai, Senhor, que o vosso
servo escuta’».; o Senhor estava com ele...
AMBIENTE - fase pré-monárquica. Samuel simultaneamente juiz, sacerdote e chefe dos exércitos. Uma reflexão sobre o chamamento de Deus e a resposta do homem.
MENSAGEM - A vocação é iniciativa de Deus: Deus dirige-Se a Samuel enquanto este estava deitado. É o momento do silêncio, da tranquilidade.
AMBIENTE - fase pré-monárquica. Samuel simultaneamente juiz, sacerdote e chefe dos exércitos. Uma reflexão sobre o chamamento de Deus e a resposta do homem.
MENSAGEM - A vocação é iniciativa de Deus: Deus dirige-Se a Samuel enquanto este estava deitado. É o momento do silêncio, da tranquilidade.
A dificuldade de Samuel em reconhecer
a voz do Senhor.
É Eli que compreende “que era o
Senhor quem chamava”.
Finalmente a disponibilidade para ouvir
Deus: “fala, Senhor; o teu servo escuta”.
No mundo bíblico, “escutar” não significa
apenas ouvir; mas, acolher no coração e transformar aquilo que se ouviu em
compromisso de vida.
ATUALIZAÇÃO • A vocação é sempre iniciativa de Deus. Um profeta não se torna profeta para realizar sonhos pessoais, … O profeta torna-se profeta porque escutou Deus a chamá-lo e a confiar-lhe uma missão.
• é mais fácil ouvir a sua voz nesse ambiente de silêncio.
• Samuel não identificou a voz de Deus sozinho, mas recorreu à ajuda do sacerdote Heli… Os irmãos de caminhada podem ajudar-nos a identificar a voz de Deus.
EVANGELHO
– Jo 1,35-42 «Eis o Cordeiro de Deus». Os
dois discípulos ouviram-no dizer aquelas palavras e seguiram Jesus.: «Que
procurais?» Eles responderam: «Rabi, onde moras?» Disse-lhes Jesus: «Vinde
ver». Eles foram ver onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Era por volta das
quatro horas.
AMBIENTE -: “quem é Jesus?” João apresenta Jesus como o Messias, Filho de Deus, que possui o Espírito e que veio ao encontro dos homens para fazer aparecer o Homem Novo, nascido da água e do Espírito.
AMBIENTE -: “quem é Jesus?” João apresenta Jesus como o Messias, Filho de Deus, que possui o Espírito e que veio ao encontro dos homens para fazer aparecer o Homem Novo, nascido da água e do Espírito.
MENSAGEM - João viu Jesus “que passava” e indicou-O dizendo: “eis o
cordeiro de Deus”. João é que prepara os homens para acolher o Messias
libertador; “cordeiro pascal”, símbolo da libertação oferecida por Deus ao seu
Povo, prisioneiro no Egito. Jesus como o enviado de Deus, que vem inaugurar a
nova Páscoa e realizar a libertação definitiva dos homens.
Os discípulos reconhecem em Jesus esse
Messias e seguem-no. “Seguir Jesus” Significa caminhar atrás de Jesus,
percorrer o mesmo caminho de amor e de entrega que Ele percorreu, adotar os
mesmos objetivos de Jesus e colaborar com Ele na missão.
(“que
procurais?”) sugere que é importante, para os discípulos, terem consciência
do objetivo que esperam de Jesus. Talvez, há quem segue Jesus por motivos
errados, procurando n’Ele a realização de objetivos pessoais que estão longe da
oferta que Jesus.
(“rabbi, onde moras?”). Vontade de aderir totalmente a Jesus, de aprender com Ele, de habitar com Ele, de estabelecer comunhão de vida com Ele.
(“rabbi, onde moras?”). Vontade de aderir totalmente a Jesus, de aprender com Ele, de habitar com Ele, de estabelecer comunhão de vida com Ele.
“rabbi”, indica que estão dispostos
a seguir as suas instruções, a aprender com Ele.
Jesus convida-os: “vinde ver”. significa que Ele aceita a pretensão dos discípulos e os convida a segui-lo, a aprender com Ele, a partilhar a sua vida.
Jesus convida-os: “vinde ver”. significa que Ele aceita a pretensão dos discípulos e os convida a segui-lo, a aprender com Ele, a partilhar a sua vida.
Nasce, assim, a comunidade do Messias, a
comunidade da nova aliança.
Num terceiro momento, os discípulos tornam-se testemunhas.
Num terceiro momento, os discípulos tornam-se testemunhas.
ATUALIZAÇÃO - • O cristão é aquele que acolheu o chamado de Deus para seguir
Jesus Cristo. É ver n’Ele o Messias libertador com uma proposta de vida
verdadeira e eterna, aceitar o desafio de entrar na sua casa e de viver em
comunhão com Ele.
• Quem experimenta a vida que Cristo oferece, não pode calar essa descoberta; mas deve sentir a necessidade de partilhar com os outros, a fim de que também eles possam encontrar o verdadeiro sentido para a sua existência.
• Quem experimenta a vida que Cristo oferece, não pode calar essa descoberta; mas deve sentir a necessidade de partilhar com os outros, a fim de que também eles possam encontrar o verdadeiro sentido para a sua existência.
LEITURA
II – 1 Cor 6,13c-15a.17-20 Não
sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Aquele que se une ao
Senhor constitui com Ele um só Espírito. Fugi da imoralidade. Não sabeis que o
vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós e vos foi dado
por Deus?.
AMBIENTE - Corinto, cidade nova e próspera, servida por dois portos de mar:
população de todas as raças e de todas as religiões. Era a cidade do
desregramento. A riqueza de alguns contrastava com a miséria da maioria. De
ambiente corrupto: moral, disputas, lutas, sedução da sabedoria filosófica de
origem pagã.
No centro da cidade, o templo de Afrodite, a deusa grega do amor, atraía os peregrinos e favorecia os desregramentos e a libertinagem sexual.
No centro da cidade, o templo de Afrodite, a deusa grega do amor, atraía os peregrinos e favorecia os desregramentos e a libertinagem sexual.
“«tudo me é permitido», mas nem tudo é
conveniente.
MENSAGEM: Pelo Batismo, o cristão torna-se membro de Cristo e forma com ele um único corpo. As palavras, as atitudes do cristão devem ser os de Cristo e devem testemunhar, diante do mundo, o próprio Cristo. No “corpo” do cristão manifesta-se, portanto, a realidade do “corpo” de Cristo.
Por outro lado, o cristão torna-se também Templo do Espírito. “Templo do Espírito” significa que eles são agora o lugar onde reside e se manifesta a vida de Deus.
MENSAGEM: Pelo Batismo, o cristão torna-se membro de Cristo e forma com ele um único corpo. As palavras, as atitudes do cristão devem ser os de Cristo e devem testemunhar, diante do mundo, o próprio Cristo. No “corpo” do cristão manifesta-se, portanto, a realidade do “corpo” de Cristo.
Por outro lado, o cristão torna-se também Templo do Espírito. “Templo do Espírito” significa que eles são agora o lugar onde reside e se manifesta a vida de Deus.
O “corpo” não é algo desprezível; mas tem
dignidade, pois é nele que se manifesta para o mundo a realidade da vida de
Deus.
É através de comportamentos e atitudes onde
se manifesta a realidade da vida nova de Jesus que os crentes podem “prestar
culto” a Deus.
É preciso que em todas as circunstâncias –
inclusive no campo da vivência da sexualidade – a vida do crente seja entrega,
serviço, doação, respeito, amor verdadeiro. É esse o culto que Deus exige.
ATUALIZAÇÃO •: Deus chama-nos a acolher
a vida nova que Ele nos oferece e a dar testemunho dela em cada instante da
nossa existência.
• Acolher o chamamento de Deus significa assumir, em todos os momentos, comportamentos coerentes com a nossa opção por Cristo e pelo Evangelho. Nada do que é egoísmo, exploração do outro, abuso dos direitos e dignidade do outro pode fazer parte da vida do cristão.
• Acolher o chamamento de Deus significa assumir, em todos os momentos, comportamentos coerentes com a nossa opção por Cristo e pelo Evangelho. Nada do que é egoísmo, exploração do outro, abuso dos direitos e dignidade do outro pode fazer parte da vida do cristão.
• Para o cristão, tudo o que signifique
explorar os irmãos ou desrespeitar a sua dignidade é um comportamento proibido.
• O cristão tem de ter consciência de que “nem tudo lhe convém”.
• Paulo sugere que o verdadeiro culto é uma vida coerente, traduzida em gestos concretos de amor, de doação, de respeito pelo outro e pela sua dignidade.
• O cristão tem de ter consciência de que “nem tudo lhe convém”.
• Paulo sugere que o verdadeiro culto é uma vida coerente, traduzida em gestos concretos de amor, de doação, de respeito pelo outro e pela sua dignidade.
Pe. Joaquim, Pe. Barbosa, Pe. Carvalho
PARA A
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
LOUVOR Jo 1, 35-42 (QUANDO O PÃO CONSAGRADO ESTIVER SOBRE O ALTAR)
- COM JESUS, POR JESUS E EM JESUS, NA FORÇA
DO ESPÍRITO SANTO, LOUVEMOS AO PAI:
- T Bendito sejais, Senhor
nosso Deus!
-
Senhor, Abençoado seja o Vosso nome, pois sois eterno e único. Sois poderoso e
repleto de amor. Sois o nosso Deus e somos o vosso povo. Pai, que saibamos
ouvir a Vossa voz quando nos falais através das sagradas leituras e através dos
irmãos da comunidade de vossa Igreja.
- Bendito sejais, Senhor nosso
Deus!
-
Pai! Sois o Deus do universo! Fazei reinar, agora e sempre o vosso Reino na
vida de todos os que receberam o batismo.
- Bendito sejais, Senhor nosso
Deus!
-
Senhor, Pelo batismo nos tornaste vosso templo santo. Santo é vosso Nome e os
santos vos louvarão para sempre.
- Bendito sejais, Senhor nosso
Deus!
-
Pai! João Batista nos indicou o Vosso envidado, o messias, dizendo: “Eis o
Cordeiro de Deus”. Com vosso Filho entre nós, uma nova páscoa, um novo tempo,
uma nova criação se deu entre nós. Transformados por Jesus, vosso Filho, somos
também vossos Filhos prediletos.
- Bendito sejais, Senhor nosso
Deus!
-
Senhor, Sendo vossos filhos, estabelecei o vosso Reino na nossa vida e na vida
de todas as comunidades. Que vosso Reino venha a nós e seja feita a Vossa
vontade.
- Bendito sejais, Senhor nosso
Deus!
PAI NOSSO... A PAZ DE CRISTO... EIS O CORDEIRO
DE DEUS...
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HOMILIA DO PE.
PEDRINHO
A liturgia de hoje nos convida a pensar se Deus se dirige a
nós e fala conosco. Eu gostaria de em primeiro lugar, eu vejo que aqui tem
bastante gente que tem criança pequena. Olha como Eli orientou aquela criança
chamada Samuel. Samuel ouvia alguma coisa e pensava: é Eli que está chamando. E
Eli compreendeu que era o Senhor. Ora, nós
somos chamados por Deus desde o nosso nascimento. É na medida que nós vamos
crescendo e nos tornando adultos, agente acaba impedindo de ouvir a Palavra de
Deus, porque temos tantas outras coisas a nos preocupar. Samuel não conseguia distinguir
quem falava com ele. Então, quem narrou esta história de Samuel diz: Ele não distinguia
quem era o Senhor, porque não distinguia ainda a sua Palavra. Que bom se nós
nos preocuparmos com o desenvolvimento das crianças, mas o desenvolvimento
integral, que inclui o encontro com o Senhor, o encontro com Deus. É que as
vezes, nós mesmos não sabemos nos encontrar com Deus. Então, como é que eu
posso ajudar a criança? Então aqui vai uma dica preciosa: para conhecer a Deus é
necessário se encontrar com a sua Palavra, com a Palavra de Deus. Por isso, A
Igreja nos orienta as leituras da semana. Para que? Para podermos nos encontrar
com o Senhor. Agora, este é um ponto importante; o nosso encontro com o Senhor
vai nos ajudar a compreender que nós somos chamados a ter uma vida de MORALIDADE.
Não podemos ter prática imoral. Quando agente fala em prática imoral, muita
gente (claro que estou generalizando) já pensa em sexo. Imoralidade o que é? Sexo,
pornografia? Quando na realidade imoralidade é tratar o outro SEM NENHUM CRITÉRIO.
Olha, o Evangelho nos ensina amai-vos uns aos outros. Jesus ainda nos ajuda a
compreender ainda de forma mais clara: “Amai vos uns aos outros, como EU vos
amei”. De forma que eu sou chamado a
gastar a minha vida para ajudar o outro, para salvar o outro. Então, o que é
uma atitude imoral? É quando eu desrespeito o próximo, quando eu xingo uma
pessoa, quando eu grito com o outro, grito com a esposa, com os filhos, com os pais,
isto é atitude IMORAL. Quando eu me prevaleço do outro, ganho dinheiro à custa
do outro, isto é imoral. Quando de fato eu sou corrupto, isto é imoral. Muitas pessoas
pensam que não têm imoralidade porque são bem regradas no sexo. Não! Isto seria
restringir, estreitar a compreensão. Claro que também implica a questão sexual,
mas não é somente ela. Então, ter uma atitude MORAL, porque somos membros de
Cristo. Então, respeito com o próximo. Isto vale para as crianças também. Cada vez
mais agente vê crianças não respeitando os mais velhos, então estamos ensinando
atitudes imorais. São Paulo nos diz que o cristão tem uma atitude moral. Mais alguém
poderia dizer: aqui está falando em fornicação. Ora, se olharmos no dicionário,
fornicação é quando eu trato o outro como um objeto. E aí eu posso ser objetos
em vários sentidos. Por exemplo: nós vamos ver muitos fornicadores nos
procurando este ano, pensando na eleição. Não porque estão com atenção conosco,
mas porque querem ganhar um voto. Isto é fornicação. É quando eu utilizo do
outro para o meu interesse próprio. E inclusive
isto serve também para o sexo. Às vezes, pensamos no nosso prazer e não do irmão.
Não do companheiro ou companheira. E acaba fazendo do nosso ato uma fornicação.
Na realidade, fornicação é muito mais amplo, do que normalmente nos é mostrado.
Muito bem. Então nós já sabemos da
atitude do cristão, sabemos como ouvir a Deus e aí vem o evangelho. O Evangelho
é muito interessante, porque João Batista está com dois discípulos seus e diz:
Ali está o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Imediatamente eles foram atrás de Jesus. Jesus
olha e diz: o que vocês estão buscando? Eles disseram: mestre, onde moras? Não sei
se já percebemos o quanto agente gosta de endereços. Todo mundo tem uma agenda
de endereços. De e-mail, de endereços, mas raramente agente utiliza. Então,
Jesus se nega a dar endereço. Ele disse: vocês querem ver onde eu moro? Vinde e
vede. Então, Jesus é direto. Ele não fica assim: passa lá em casa quando quiser.
Não! Vinde e vede. E diz que eles foram e passaram aquele dia com Ele. Não ficaram
o dia inteiro, não! É exagero ficar o dia inteiro com Jesus, porque você não
vai agir. Diz que era lá pelas quatro horas da tarde. Daí pra frente. O resto do
dia é para você ir trabalhar. É evidente isto. As pessoas dizem: não, eu estou
a serviço do Senhor e não fazem nada, ficam somente ali. Não fazem nada e não
estão a serviço de ninguém. Isto é interessante, pois não sabemos como foi este
encontro no certo, mas foi um encontro pessoal. A Este encontro pessoal é nós somos chamados a fazer com Jesus, ir até
onde Ele mora. André saiu de lá tão animado, que ele foi contar pro Pedro;
Olha, nós encontramos o Messias, o Cristo. O Pedro vai, e aí Jesus diz: tu és
Simão, serás chamado pedra. E nós sabemos que é daí que Ele vai edificar a sua
Igreja. Se fôssemos nós, iriamos dizer: tem que ser André, porque ele foi o
primeiro a encontrar o Cristo. Mas isto
nos ajuda a compreender algo também. Eu sou chamado, cada um aqui é chamado a
mostrar o Cristo para o outro. Mas a missão de cada um, quem vai confiar é o próprio
Jesus. Eu não posso dizer; Cristo está
te chamando para fazer isto, isto, isto. Não! Cristo é o nosso Messias, vá ver onde Ele
mora. Vá ter um encontro com Ele. Ele vai dizer o que espera de você. Este é o
grande convite da liturgia de hoje. Nós devemos estar sempre atentos, para ter este
encontro com o Senhor e a partir daí, realizar a missão que Ele nos confia. É assim
que somos chamados a praticar a nossa fé; sendo pessoas que respeita o próximo,
sendo pessoas atentas às palavras de Deus, e claro, se alimentando da Eucaristia,
porque muitas vezes nos acabamos desviando do caminho, mas também desanimados
por falta de força necessária que vem de Cristo. Seria muito bom se nós pedíssemos,
nesta celebração de hoje, para que o Senhor continue nos chamando, nos convocando
e que nós tenhamos a mesma atitude de São João Batista e de André; anunciar o
Cordeiro que tira o pecado do mundo. Louvado
seja nosso Senhor Jesus Cristo.
PE. PEDRINHO – PÁROCO DA IGREJA SÃO JOSÉ OPERÁRIO, DIOCESE DE
SANTO ANDRÉ, SÃO PAULO.
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Mestre, onde moras?
Após as festas natalinas, iniciamos os domingos do Tempo
Comum, apresentando nas leituras do Evangelho, o
início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com
os discípulos.
A Leituras falam do CHAMADO
de Deus.
Na 1ª Leitura, SAMUEL, no silêncio da noite, se ENCONTRA com Deus, que o "chama".
(1Sm 3,3b-10-19)
- A Vocação é sempre uma iniciativa misteriosa e gratuita de
Deus.
O Profeta torna-se profeta porque um dia escutou Deus a
chamá-lo pelo NOME e a confiar-lhe uma missão.
- A Voz de Deus se faz ouvir no silêncio da noite.
Longe das preocupações do dia a dia, o ambiente é mais
favorável para ESCUTAR os apelos e os
desafios de Deus.
- Samuel não reconhece logo e sozinho a voz de Deus. Só
consegue após quatro vezes e com a ajuda do sacerdote Eli. Deus não desiste
diante de nossa surdez...
- Samuel responde: "Fala,
Senhor, o teu servo escuta".
É a expressão de uma total disponibilidade, abertura e
entrega face aos desafios e aos apelos de Deus.
* A Vocação de Samuel ilustra a vocação de todos nós.
Na 2ª Leitura, Paulo afirma que,
pelo Batismo, o cristão se ENCONTROU com Cristo e se tornou templo do Espírito
Santo.
Não podemos profanar esse templo. (1Cor 6,13c-15a.17-20)
No Evangelho, temos o ENCONTRO dos
PRIMEIROS DISCÍPULOS com Jesus. (Jo 1,35-42)
O Texto faz parte da semana inaugural no Evangelho de João e
apresenta um modelo de chamado e de seguimento de Jesus.
O chamado nasce do testemunho de
João Batista, a partir do qual formou-se uma corrente. Ninguém chega a Jesus
sozinho...
- João Batista reconhece o
Cristo que "passa" e aponta a dois discípulos, André e Filipe: "Eis o Cordeiro de Deus…"
- Os Dois Discípulos seguem
o Cristo de longe, timidamente.
- Cristo vai ao encontro
deles e começa o Diálogo: "Que procurais"? - "Mestre,
onde moras"? "Vinde
e vede"…
Foram e permaneceram com ele todo o dia…
- No dia seguinte: André
leva o irmão Pedro até Cristo: Felipe
chama Natanael: "Encontramos o
Cristo".
* Só podemos encontrar Jesus, se alguém nos fala dele.
O Batista
introduziu seus discípulos a Jesus, em
seguida os discípulos procuraram outros candidatos.
VOCAÇÃO: Busca e Convite:
O Cristão é, antes de tudo, aquele que acolhe o chamado de
Deus para seguir Jesus Cristo. Esse seguimento tem um caminho a percorrer...
- "O que estais procurando?"
São as primeiras palavras de Jesus
no evangelho de João.
Nós também estamos à PROCURA de
algo e de alguém...
Como os discípulos, procuramos
saber quem é Jesus...
* O que estais buscando na vida?
Qual a razão principal que nos move?
-
"Mestre, onde moras?"
A resposta dos discípulos é movida
pelo desejo de comunhão.
Os discípulos não estão
interessados em teorias sobre Jesus.
Querem, ao contrário, criar laços
de intimidade com ele. "Onde
moras?"
- "Vinde e Vede"
Para criar intimidade com Jesus, são
convidados: "Vinde e vede".
É o encontro com Jesus na
intimidade, na simplicidade e acolhimento...
E o resultado da experiência
aparece:
"Então eles foram e viram onde Jesus
morava.
E permaneceram com ele naquele dia".
* Discípulo de Jesus é aquele que é capaz de reconhecer no
Cristo que passa o Messias libertador, que está
disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da
entrega, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em
comunhão com ele, que é capaz de testemunhar
Jesus e de anunciá-lo aos outros irmãos.
- Samuel reconheceu a voz
de Deus e acolheu prontamente...
- João Batista: reconheceu
a presença de Cristo no meio da multidão e o indicou como Salvador.
- Os Discípulos também
reconheceram a presença de Cristo, com
alegria o anunciaram a seus amigos e o seguiram prontamente…
Deus também nos chama e convida para fazer parte da Comunidade de Jesus...
- Temos a mesma disponibilidade de
Samuel: "Fala, Senhor, que teu servo escuta".
- Temos o mesmo ardor missionário
dos primeiros discípulos, que partiram com entusiasmo para anunciar aos amigos o tesouro que encontraram?
Cristo conta com Você!...
Pe. Antônio Geraldo
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Homilia de D.
Henrique Soares
Caríssimos em Cristo, após as santas
festas do Tempo do Natal do Senhor, estamos iniciando o Tempo Comum. Terminada
ontem a primeira semana deste tempo “verde”, entramos hoje no Segundo Domingo
chamado Comum: comum do dia-a-dia, da vida miúda, vivida na presença do Senhor
que está sempre presente na sua Igreja na potência do seu Espírito Santo, dando
vigor à Palavra e eficácia aos sacramentos.
A Escritura que escutamos nesta Missa falou-nos de um Deus que chama, que entra
na nossa vida e nos dirige o seu apelo. Foi assim com Samuel que, novinho,
sequer sabia reconhecer a voz do Senhor; foi assim com os primeiros discípulos,
traspassados pela palavra do Batista que, apresentando o Cordeiro de Deus,
quase que forçava aqueles dois, André e Tiago, a seguirem Jesus. E lá vão eles: “Rabi,
onde moras? Onde tens tua vida?” E Jesus os convida: “Vinde e
vereis! Somente se tiverdes a coragem de virdes comigo, de comigo
permanecerdes, podereis ver de verdade!” Não é impressionante, quase que
inacreditável, caríssimos, que Deus nos conheça pelo nome, que o Senhor nos
chame e nos queira parceiros seus no caminho da vida? E, no entanto, é assim!
Também nós somos conhecidos pelo nome, nossos passos, nosso coração, nossa vida
são conhecidos pelo Senhor... E ele nos chama com amor. A nós, que estamos
procurando a felicidade e a realização na vida, o Senhor também dirige a
pergunta: “O que estais procurando?” Vinde, caríssimos,
fiquemos com o Senhor e encontraremos aquilo que nosso coração procura, aquilo
que faz a vida valer a pena.
Mas, esse “estar com o Senhor”, esse “permanecer com ele”, que é o início da
própria vida eterna já neste mundo, não pode se dar sem que realmente sejamos
de Cristo, com todo o nosso ser, corpo e alma. Aqui aparece com toda clareza a
urgência e atualidade da advertência de São Paulo, feita aos coríntios e a nós.
Corinto era uma cidade particularmente devassa do Império Romano. E, como hoje,
os cristãos eram tentados a “corintiar”, a entrarem na onda, achando tudo
normal, moderno e compatível com a fé. O Apóstolo, em nome de Cristo,
desmascara essa ilusão, tão comum entre os cristãos de hoje. Ouçamo-lo! É
incômodo, é chato, mas é a Palavra de Deus, que nos ilumina, liberta e nos
salva... Ouçamo-la! “O corpo não é para a imoralidade, mas para o
Senhor, e o Senhor é para o corpo!” Eis cristão: teu corpo pertence ao
teu Senhor Jesus Cristo que nele habita pela potência do seu Espírito Santo
desde o dia do teu Batismo: “Porventura ignorais que vossos corpos são
membros de Cristo? Ou ignorais que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo,
que habita em vós e que vos é dado por Deus? E, portanto, ignorais que não
pertenceis a vós mesmos? Então, glorificai a Deus em vosso corpo!” Compreende,
cristão! Tu pertences a Cristo, tu és sagrado porque no Batismo foste
consagrado pelo Espírito de Cristo que habita em ti! Teu corpo foi lavado pela
água, símbolo do Santo Espírito, foi ungido pelo óleo batismal, sinal da graça
de Cristo, foi untado pelo santo Crisma, sinal da força e da energia do
Espírito de Cristo; teu corpo foi alimentado com o Corpo do Senhor... Teu corpo
é sagrado, cristão, teu corpo é santo, teu corpo pertence ao Senhor! “Portanto,
ignorais que não pertenceis a vós mesmos? Então, glorificai a Deus em vosso
corpo!” Solteiro ou casado, todos nós temos o dever sagrado, o dever
de amor de fugir da imoralidade! À medida que o paganismo avança, perde-se o
sentido cristão do corpo e da sexualidade! Tem-se a idéia que o corpo é para o
prazer, para a satisfação da libido; pensa-se que o corpo é uma coisa, um
objeto de prazer, que a bel prazer pode ser usado... Isso pensam os pagãos,
isso vivem os pagãos. Nós sabemos que não é assim: “O corpo é para o
Senhor e o Senhor é para o corpo...” para este corpo, que será
ressuscitado para a glória de Cristo!
Eis, caríssimos em Cristo, os pecados de hoje: a impureza (ou seja a busca do
prazer solitário e de atos e pensamentos sensuais que aguçam propositalmente o
erotismo), a fornicação (isto é, o ato sexual antes do casamento com pessoas do
mesmo ou do outro sexo) o adultério (ou seja, a relação fora do casamento).
Nunca deveremos esquecer qual a verdade do Evangelho: o ato sexual somente é
santo, responsável, bendito e plenamente agradável a Deus no casamento. Fora
dele, é sempre um pecado – e esta regra não conhece nenhuma exceção! E mais: a
vida sexual do casal deve ser santa. Como diz a Palavra do Senhor: “O
matrimônio seja honrado por todos, e o leito conjugal, sem mancha; porque Deus
julgará os fornicadores e os adúlteros” (Hb 13,4).
Caríssimos, o modo que os cristãos têm de vivenciar a sexualidade não pode ser
o modo dos pagãos. Eles seguem seus caprichos, suas paixões... Nós, mesmo
frágeis, mesmo com nossos instintos e tendências muitas vezes desordenadas, por
amor do Cristo que nos amou, temos o dever de lutar para colocar nossa
sexualidade debaixo do senhorio de Cristo! Esse senhorio é mistério de cruz,
mas também de ressurreição. Nós, que somos um só corpo com o Senhor pelo
Batismo e a Eucaristia, nós que pelo Espírito Santo nos tornamos uma só coisa
com o Senhor, de corpo e alma, não podemos pensar e viver nossa sexualidade
como os pagãos! Então, jovem solteiro, jovem solteira, tua vida sexual, teu
namoro, devem ser vividos à luz do Senhor Jesus! Casados cristãos, vossa vida conjugal
não deve ser como a dos pagãos, sujeita e ditada simplesmente pela libido...
Vossa sexualidade deve ser vivida na luz do Senhor! Homossexual cristão, vive
tua tendência de modo cristão, lutando para seres casto, recorrendo à oração,
completando corajosamente na carne da tua vida e da tua luta, aquilo que falta
à paixão do Cristo. Procura viver dignamente, procura acompanhamento espiritual
e coloca em Cristo a tua esperança e a tua alegria. Solteiro cristão, vive tua
sexualidade na castidade e na continência por amor a Cristo! Padre, religioso,
religiosa, tem coragem e generosidade para viveres o que prometeste a Cristo
diante de toda a Igreja reunida no dia da tua profissão religiosa ou da tua
ordenação sacerdotal! O Senhor nos pedirá contas, a todos nós! Ninguém está
acima da Palavra, ninguém está acima do juízo do Cristo Jesus!
Talvez, caríssimos, alguns de vocês pensem como os judeus pensaram ao término
do Discurso sobre o Pão da Vida: “Essa palavra é dura! Quem pode
escutá-la?” (Jo 6,60). Pois bem, a nós, com doçura e também com firmeza o
Senhor diz: “Isto vos escandaliza? Quereis também vós ir embora?” (Jo
6,61.67). Não é fácil, irmãos! Não somos melhores nem mais fortes que
ninguém... Sentimos em nós pensamentos, afetos e desejos contraditórios... Mas,
sabemos que Cristo nos chamou, nos amou e por nós entregou a vida. Então, que
digamos como Pedro: “Senhor, a quem iremos? Tens palavra de vida eterna
e nós cremos e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” (Jo 6,69).
É isto, caríssimos, dizer na vida como Samuel disse: “Eis-me aqui”; é isto
atender ao convite do Senhor: “Vinde e vereis”; é isto, finalmente, “ir ver
onde ele mora e permanecer com ele”. Que ele nos dê também a nós a sua
graça! Amém.
D. Henrique Soares
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