sexta-feira, 7 de abril de 2017

Ritual da Quinta Feira Santa

Ritual da Quinta Feira Santa 2017
(Com Diácono ou Ministro da Palavra na presidência)

QUINTA FEIRA SANTA
CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR
“Fazei isto em minha memória!!”
RITOS INICIAIS
 ACOLHIDA
Animador(a) – Sejam todos bem vindos. Participando desta celebração, ceiamos com Jesus, deixamos que Ele nos lave os pés e recebamos Dele o mandamento do amor. Diante do Cristo, que se põe a lavar os pés dos discípulos, nós também somos convidados a assumir o gesto de serviço e de humildade que o Salvador nos ensina. Alegres, cantemos.
Procissão de entrada : Procissão de entrada com turíbulo, naveta, crucifixo, Evangeliário, leitores, os representantes dos apóstolos, ministros e o Presidente da Celebração.
1. CANTO DE ABERTURA ................
ANTÍFONA: A Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa Glória: Nele está nossa vida e ressurreição; Foi Ele que nos salvou e libertou.
2. SAUDAÇÃO do Presidente (dizer algumas palavras)
Pres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.
Animador(a): Irmãos e irmãs, aqui nos reunimos para iniciar a grande celebração do Tríduo Pascal. Celebrando a Ceia do Senhor, fazendo memória da instituição da Eucaristia, do sacerdócio  ministerial e do mandamento novo, queremos aprender de Jesus o jeito de amar e servir para que o Reino de Deus aconteça entre nós. - Celebrando a Eucaristia, cumprimos o mandamento de Jesus de fazer memória de sua entrega. Façamos desta memória compromisso de partilha e de serviço, para que o Reino se realize entre nós. Iniciemos esta linda celebração do Tríduo Pascal do Senhor.

Pres: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco  -
T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

3. ATO PENITENCIAL
Pres: O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai (pausa). - 

S. Senhor, que na água e no Espírito nos regenerastes à
vossa imagem, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
S. Cristo, que enviais o vosso Espírito para criar em nós
um coração novo, tende piedade de nós.
T. Cristo, tende piedade de nós.
S. Senhor, que nos tornastes participantes do vosso Corpo
e do vosso Sangue, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
S. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe
os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T. Amém

Pres: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T. Amém.
4. HINO DE LOUVOR: (no refrão, tocar as campainhas)
Animador(a):  Louvemos ao Deus uno e trino que em um sublime gesto de amor, nos deu por meio de Seu Filho, o maior sacramento: a Eucaristia. Agradecidos, cantemos.
1. Glória a Deus nos altos céus! / Paz na terra a seus amados! /
A vós louvam, Rei celeste, / os que foram libertados.
Glória a Deus lá nos céus, / e paz na terra aos seus!
2. Deus e Pai, nós vos louvamos, / adoramos, bendizemos,
/ damos glória ao vosso nome, / vossos dons agradecemos.
3. Senhor nosso, Jesus Cristo, / Unigênito do Pai, / Vós,
de Deus Cordeiro Santo, / nossas culpas perdoai!
4. Vós, que estais junto do Pai, / como nosso intercessor,
/ acolhei nossos pedidos, / atendei nosso clamor!
5. Vós somente sois o Santo, / o Altíssimo, o Senhor, /
com o Espírito Divino, / de Deus Pai no esplendor!

5. ORAÇÃO da Coleta
Pres. Oremos: (pausa) Ó Pai, estamos reunidos para a santa ceia, na qual o vosso Filho único, ao entregar-se à morte, deu à sua Igreja um novo e eterno sacrifício, como banquete do seu amor. Concedei-nos, por mistério tão excelso, chegar à plenitude da caridade e da vida. P.N.S.J.C.
T. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
Animador(a): Na ceia do êxodo, em torno da mesa, Deus celebrou sua Aliança com o povo de Israel. Na ceia derradeira do Senhor, em torno de uma mesa, Ele partilhou sua missão e vida, celebrando a Nova Aliança, servindo à comunidade, partilhando a Eucaristia, fonte e centro da vida cristã, e construindo a comunhão. A memória das ações de Jesus Salvador é celebrada na Eucaristia. Ouçamos a Palavra que nos ensina a viver no serviço e na partilha como caminho de adesão a Jesus e ao projeto por ele iniciado.
6. PRIMEIRA LEITURA (Ex 12,1-8.11-14)
7. SALMO RESPONSORIAL / SI 115 (116)
REF: O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.
8. SEGUNDA LEITURA (1Cor 11,23-26)
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO Eu vos dou um novo mandamento: “Que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei”, disse o Senhor. (bis)
10. EVANGELHO (Jo 13,1-15)  à   HOMILIA
11. RITO DO LAVA-PÉS
(Os apóstolos vão se colocando no local preparado, assim que são chamados, ou se já estiverem no local, ao anunciar o nome do apóstolo, este se levante e permanece em pé enquanto se fala a seu respeito)
Neste momento o Presidente da celebração retira a casula (se for um Diácono retire a dalmática), cinge-se com uma toalha, um ministro ajuda-o a se vestir e outros dois ministros pegam a bacia, a jarra d’água, a toalha e acompanham o presbítero que se aproxima dos discípulos para o lava-pés. Terminado o lava-pés, apresenta-lhe as lavandas e uma toalha para que lave as mãos e as enxugue.

ANIMADOR(A): Acompanhemos o lava-pés e renovemos nosso desejo de seguir o Mestre, modelo de serviço

Representando os doze  apóstolos: (o apóstolo se levanta)
Anim.:  Pedro, o mais velho dos apóstolos e tido como fundador da Igreja Cristã em Roma. Pescador filho de Jonas e irmão do Apóstolo André, seu nome era Simão e na época de seu encontro com Jesus, Ele o chamou de  Cefas, que significa pedra em aramaico. Eu te digo: Tú és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja.
André, também pescador em Cafarnaum,  foi o primeiro a receber de Cristo o título de Pescador de Homens, o primeiro a recrutar novos discípulos.
João Evangelista, o mais novo dos apóstolos de Cristo, o único que acompanhou Cristo até a morte na cruz, ao lado de Nossa Senhora, ocasião que lhe foi confiado a tarefa de cuidar de Maria.
Tiago maior, também pescador, estava com o irmão mais novo João as margens do lago Genesaré, quando Jesus o chamou. Após a morte de Jesus, permaneceu em Jerusalém com Pedro. Foi preso e decapitado, foi o primeiro mártir e o primeiro a dar a vida pela fé.
Tiago menor, nascido em Nazaré, primo de Jesus e irmão de Judas Tadeu, agricultor era filho de Alfeu, um irmão de S. José, e de Cleófas, prima irmã de Maria Santíssima, é considerado o 1º bispo de Jerusalém, cuja igreja dirigiu por cerca de 20 anos. Também chamado de o Justo por sua grande piedade.
Filipe,  nascido em Betsáida, na Galiléia, perdeu o pai na ocasião que conheceu o Divino Mestre, tornou-se o quinto na hierarquia de Cristo. 
Bartolomeu, um dos doze, nascido em Caná a 14 Km da Galiléia, foi apresentado a Jesus por seu maior amigo Filipe, sob uma figueira, era um viajante, atuou em áreas como Índia, Armênia, Irã e Síria.   

Tomé, israelita de nascimento, pertencia a uma família de pescadores, Temperamento audacioso cheio de generosidade, percorreu as etapas da fé e professou que Jesus era realmente Deus e Senhor. Ausente na 1ª aparição, duvidou que Jesus tinha voltado, oito dias depois, Jesus aparece com as portas fechadas e mostra-lhe as mãos e o lado.   

Mateus,  era fariseu e publicano, cobrador de impostos, a classe mais odiada na época de Jesus. A sua presença no grupo dos apóstolos, indicava que Jesus buscava a salvação de todos, independente da origem, o que ele aproveitou a oportunidade e transformou-se em um discípulo fiel. 

Judas Tadeu, nascido em Caná na Galileia era primo irmão de Jesus e irmão de Tiago o menor. Depois da Ascensão de Jesus, e que os apóstolos receberam o Espírito Santo no cenáculo, iniciou sua pregação de fé no meio de maiores sofrimentos e perseguições na Galileia.

Simão o zelota ou cananeu, nascido na Galiléia, escolhido para ser um dos doze, a seu respeito a Sagrada Escritura conserva somente o nome derivado de Simeão, e significa Ouvido de Deus.

Judas Iscariotes, o único que não era Galileu, foi um dos primeiros a juntar-se a Cristo, e tornou-se tesoureiro dos apóstolos, foi designado para cuidar do dinheiro comum. Por causa do seu amor ao dinheiro, os sacerdotes que o induziram a mostrar onde estava Jesus a troco de 30  moedas.

Animador(a):  Acompanhemos o lava-pés e renovemos nosso desejo de seguir o Mestre, modelo de humildade e serviço.
12. CANTO DO “LAVA-PÉS” (Assim que começar o lava-pés começa o canto).
[ Terminado o lava-pés, omite-se o creio e vai para as preces da comunidade. ]
13. PRECES DA COMUNIDADE
Diácono: Neste dia de especial memória da ação salvadora realizada por Jesus, através de sua doação e serviço, elevemos a Deus nossas orações pela Igreja e pelo mundo.

L. Senhor, para que a participação na Eucaristia nos faça sempre mais participantes na vida e na doação do vosso Filho, nós vos pedimos:
T. Senhor, atendei-nos por vosso amor!
L. Senhor, para que todos em vossa Igreja – leigos, consagrados e ministros ordenados - assumam o dever do serviço e da partilha, nós vos pedimos:
T. Senhor, atendei-nos por vosso amor!
L. Senhor, para que a participação na Eucaristia ajude os jovens a organizarem seus projetos de vida baseados no seguimento de vosso filho, nós vos pedimos:
T. Senhor, atendei-nos por vosso amor!
L. Senhor, para sejam suscitadas muitas vocações para o serviço no seio de vossa Igreja, especialmente através do sacerdócio ministerial, nós vos pedimos:
T. Senhor, atendei-nos por vosso amor!
( Preces da comunidade)

Diácono: Senhor, em vossa infinita misericórdia, ouvi as nossas súplicas e atendei-as segundo a vossa vontade. Por Cristo, Nosso Senhor.
T. Amém.

Coleta    (cantos)

Pres: O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
Pres: Corações ao alto.
T. O nosso coração está em Deus.
Pres: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T. É nosso dever e nossa salvação.

[ se for uma Celebração da Palavra, Faz-se o Louvor ao Pai, reza-se o Pai Nosso, a Oração da Paz, e antes da comunhão “Eis o Cordeiro de Deus” SE FOR CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, FAZ-SE TUDO NORMALMENTE, SEGUINDO A ORAÇÃO EUCARÍSTICA III ]

Louvor: POR JESUS, COM JESUS E EM JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, LOUVEMOS AO PAI:
T: Bendito sejais, Senhor nosso Deus!
à Ó Deus, nosso Pai, abençoado seja o vosso Nome, sois eterno e único. Sois poderoso e repleto de amor. Sois nosso Deus e somos vosso povo. Vosso  Reino é glorioso para sempre.
T: Bendito sejais, Senhor nosso Deus!
à Seja louvado e santificado o Vosso nome, pois sois o Senhor no mundo criado segundo Vossa vontade. Pai, fazei que acolhamos nossos compromissos do batismo e vivamos como cidadãos do alto na construção de Vosso Reino.
T: Bendito sejais, Senhor nosso Deus!
à Pai, sede a nossa força e nossa defesa. Quando nos desviarmos do caminho correto, dai-nos o arrependimento para que vejamos
os valores do vosso Reino. 
T: Bendito sejais, Senhor nosso Deus!
// PAI NOSSO... A Paz...  Eis o Cordeiro...

Pres: Eu sou o Pão que desceu do Céu. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (Videira, Luz, Bom Pastor)
Vós que estais cansados e sobrecarregados vinde a mim e Eu vos aliviarei dos vossos fardos: Felizes os convidados para a ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
T: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

Animador(a):   Este é o Corpo que será entregue por vós; este é o cálice da nova aliança no meu Sangue, diz o Senhor.Todas as vezes que os receberdes, fazei-o em minha memória!
 18. CANTO DE COMUNHÃO                      
1. Eu quis comer esta ceia agora, / pois vou morrer, já
chegou minha hora.
//:Comei, tomai, é meu Corpo e meu Sangue que dou. /
Vivei no amor, eu vou preparar a Ceia na casa do Pai.://
2. Comei o Pão: é o meu Corpo imolado / por vós, perdão
para todo pecado.
3. E vai nascer do meu Sangue a esperança, / o amor, a
paz: uma Nova Aliança.
4. Vou partir; deixo o meu testamento: / Vivei no amor,
eis o meu mandamento.
5. Irei ao Pai: sinto a vossa tristeza; / porém, no céu, vos
preparo outra mesa.
6. De Deus virá o Espírito Santo, / que vou mandar pra
enxugar vosso pranto.
7. Eu vou, mas vós me vereis novamente; / estais em mim
e Eu em vós estou presente.
8. Crerá em mim e estará na verdade / quem vir cristãos
na perfeita unidade.           

 19. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO (após preparar as âmbulas para o translado)
 Pres: Oremos: (pausa) Ó Deus todo-poderoso, que hoje nos renovastes pela ceia do vosso Filho, dai-nos ser eternamente saciados na ceia do seu reino. P.C.N.S.    T. Amém.
20. TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Animador(a):Agora o Santíssimo Sacramento será incensado. Em seguida acompanharemos, em procissão, a transladação do Santíssimo Sacramento para o local da vigília. Ali nos colocaremos em vigília Eucarística, pois é o momento em que Jesus ora no horto das oliveiras. Atentos ao que nos pede o próprio Jesus: “Não podeis vigiar comigo ao menos uma hora?” (Mc 14,37)
Agora faremos uma pequena vigília, e depois continuaremos amanhã. (Falar dos horários da Vigília de amanhã e convidar)
8:00h às 9:00h GRUPO DE SENHORAS
9:00h às 10:00h CATEQUISTAS E CATEQUIZANDOS
10:00h às 11:00h MINISTROS
11:00h às 12:00h PASTORAL DO DÍZIMO E GRUPO de ORAÇÃO
(Você escolha o seu horário e venha fazer a Vigília com Jesus.)
Cantemos:
 (Terminado a Oração, o Presidente coloca incenso no turíbulo, coloca o véu umeral e incensa três vezes o Santíssimo Sacramento e forma-se a procissão precedida pelo cruciferário, com tochas, depois o Santíssimo , o diácono e depois os ministros, e por fim todo o povo, pela igreja até o local de reposição, cantando).
TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO (quinta feira Santa)
(Presidente e 3 leitores)                                        

1. Vamos todos louvar juntos / o mistério do amor, /
Pois  o preço deste mundo / foi o Sangue redentor, /
Recebido de Maria, / que nos deu o Salvador.
2. Veio ao mundo por Maria, / foi por nós que ele nasceu./
Ensinou sua doutrina, / com os homens conviveu. /
No final de sua vida, / um presente Ele nos deu.
3. A Palavra do Deus Vivo / transformou o vinho e o pão /
no seu Sangue e no seu Corpo / para a nossa salvação./
O milagre nós não vemos, / basta a fé no coração.
(Quando a procissão chega ao local da Vigília, coloca incenso no turíbulo, ajoelha e incensando canta-se:) – Quem puder, se ajoelhe.

4. Tão sublime sacramento / adoremos neste altar. /
 Pois  o Antigo Testamento / deu ao Novo seu lugar. /
Venha a fé por suplemento / os sentidos completar.
5. Ao eterno Pai cantemos / e a Jesus, o Salvador. /
Ao Espírito exaltemos, / na Trindade eterno amor. /
Ao Deus Uno e Trino demos / a alegria do louvor. Amém!

Presidente: – Neste momento diante de Jesus sacramentado, reconhecemos a bondade de nosso Deus, que pelo seu imenso amor, entregou seu único Filho a morte de cruz para nos salvar. Eis o tempo da graça! Eis a hora da salvação! Jesus que se entregou e morreu por amor a cada um de nós.
Todos: Jesus Sacramentado, Nosso Deus Amado.

Presidente: Recordamos as palavras de Jesus Cristo: “ Minha alma está numa tristeza mortal, ficai aqui e vigiai”:
Todos – Estamos aqui Senhor e contigo vigiaremos


LEITOR 1 : Assim como os discípulos no horto das oliveiras não tinham ânimo para orar e vigiar, muitas vezes também nós, não temos forças para vigiar, para permanecer fiéis a Jesus.

Presidente: (Ajoelhemos) - A adoração é um ato de amor, de respeito, de obediência, de submissão absoluta. Reconheçamos que tudo o que temos e somos, é Deus que nos deu. Tudo que existe foi ele que criou. (pequena pausa)

Pres: Glória e louvores sejam dados  ao Pai que tanto nos amou enviando seu Filho, Glória a Jesus que tanto nos amou que deu sua vida por nós e Glória ao Espírito Santo que nos purifica e nos transforma nos dando a dignidade de filhos de Deus.
T: Seja louvado o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Presidente: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
T: Como era no principio, agora e sempre. Amém
(Pequeno momento de silêncio)

(todos em pé)
Leitor 2 -  Pela falta de amor, compreensão e paciência. Como é difícil, Senhor, amar ao próximo como a nós mesmos. Como é difícil, Senhor, amar a nossos inimigos. Como é difícil, Senhor, fazer o bem sem querer nada em troca...
Todos - Queremos ser misericordiosos e bondosos / como é o nosso Pai que está no Céu

Canto: DEUS de Amor, nós te adoramos neste Sacramento,
Corpo e Sangue que fizeste nosso alimento. És o DEUS escondido, vivo e vencedor, A teus pés depositamos todo nosso amor.
Meus pecados redimistes sobre a Tua Cruz, Com Teu Corpo e com Teu Sangue, ó Senhor Jesus! Sobre os nossos altares, vítima sem par, Teu Divino sacrifício queres renovar.
No Calvário se escondia Tua Divindade, Mas aqui também se esconde tua humanidade: Creio em ambas e peço, como o bom ladrão,  No Teu Reino, eternamente, Tua Salvação.
L 3 -  Apesar de nossas faltas, Jesus nos ama. Ele nos diz: “Eu sou o
caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras. Aquele que me viu, viu também o Pai...

TODOS: Ó Jesus, Deus de bondade, da paz e Autor da vida, enchei nossos corações de vosso divino amor!. Nós cremos em Ti e queremos caminhar ao encontro do Pai.

L 1: (Jo 16,5-13) Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: Para onde vais? Mas porque vos falei assim, a tristeza encheu o vosso coração. Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.

Pres: - Jesus sofreu em seu corpo as marcas da violência humana, sofreu também todas as mesmas angustias e dores que nós sofremos. E tem total autoridade de dizer: Vinde a mim vós todos que estais cansados e aflitos que eu vos aliviarei.

L 2 – Jesus, vós sois a Palavra eterna do Pai. Sem vós nada podemos fazer. E convosco nada temos a temer. Sois nosso companheiro e nosso guia. Por isso, prometemos vivenciar vossa palavra na nossa vida de comunidade. Viver e fazer comunidade hoje é o grande desafio que o mundo nos propõe, quando o individualismo toma conta de nós.

T: Senhor, fazei-nos crescer na vida de comunhão, na palavra vivida, no gesto amigo e cordial com aquele que sofre, com o abandonado, com o necessitado!   
L 3 – Jesus, vós nos dais a paz e a sociedade nos obriga a ser de guerra. Nosso sistema social é desumano e injusto, Senhor. Deixa em nosso continente uma multidão de famintos de pão, de escola, de hospital, de casa própria, de vida digna de gente.

T: Senhor, sabemos que a justiça é própria do vosso reino. Vós sois o Pão vivo e verdadeiro. Invadi todo o nosso ser! Assim compreenderemos a necessidade de sermos justos!

Pres: - Juntos peçamos a benção do Senhor sobre nós
Todos:  O Senhor nos abençoe e nos guarde!
Ilumine seu Rosto sobre nós e tenha piedade de nós! Mostre-nos o seu Rosto e nos conceda a paz!
O Senhor nos abençoe: Em nome do Pai, do Filho e  do Espírito Santo. Amém

Pres: Que a paz do Senhor esteja com todos vocês. T:      E contigo também.
Pres:  Bendigamos ao Senhor!
T: Demos graças a Deus.

(Ultimo gesto: Desnuda-se o altar como último gesto – retirar toalhas, enfeites, cruz.... da Igreja)
PREPARAÇÃO DA QUINTA FEIRA SANTA
1-Sala dos Ministros: Paramentos (Branco) do Diácono  (...................) e do Presbítero.
2-Preparar o local para o Lava-pés : ............. (sugestão: jovens)
* Um acólito ajuda o presbítero (ou o diácono) a tirar a casula (ou a dalmática) e a colocar a toalha à volta da cintura. (Ministra .................)
* Três Ministros preparam o jarro com água, a bacia e as toalhas. (Ministras do altar .............., ................., ..........................,)              
3- Local para a Reposição do Santíssimo Sacramento: Sacrário, lamparina, velas e flores. ( Ministras:......., ....................)
4- Ambão: Leituras do Lecionário, (Ministro.............)
5- Altar: Toalhas e Velas (Ministra ..................)
6- Credência: Lava-pés – Jarro com água e bacia, toalhas para os pés, toalha para a cintura dopresbítero (ou Diácono), Lavandas com sabonetes, campainhas. (Ministro ................ (o Ministro escolherá e orientará os participantes)
Para a Celebração - Cálice, Sanguíneo, lavanda, Missal, Turíbulo, Naveta. (Ministros do altar..........., .................,)
7- Para a Transladação do Santíssimo Sacramento: Velas, turíbulo, naveta e 3 Leitores para a Adoração (Ministros do altar, ..........., ..................)
8- Desnudar o altar: (Ministros ........................, .........................)

A CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR
Animador(a): .................
Entrada na ordem habitual:
*Turíbulo- Ministro ...........  e naveta ministro .............
*Cruz – Ministro...................
-Ministério de Música: (.............,   ............ ,   ..........)
Liturgia da Palavra
1ª Leitura : (......................)
2ª Leitura : (.......................)
Salmo: (...............................)
Preces: (.........................   )
Coleta: .1..............., 2.................., 3.................., 4....................
Apresentação dos alimento para os pobres: preparar dois cestos e colocá-los ao lado do altar
(Responsáveis: ..........................,  ...............................






Nenhum comentário:

Postar um comentário