sexta-feira, 7 de abril de 2017

Transladação e Adoração na Quinta feira Santa

TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO (quinta feira Santa)
(Presidente e 3 leitores)

1. Vamos todos louvar juntos / o mistério do amor, /
Pois  o preço deste mundo / foi o Sangue redentor, /
Recebido de Maria, / que nos deu o Salvador.
2. Veio ao mundo por Maria, / foi por nós que ele nasceu./
Ensinou sua doutrina, / com os homens conviveu. /
No final de sua vida, / um presente Ele nos deu.
3. A Palavra do Deus Vivo / transformou o vinho e o pão /
no seu Sangue e no seu Corpo / para a nossa salvação./
O milagre nós não vemos, / basta a fé no coração.
(Quando a procissão chega ao local da Vigília, coloca incenso no turíbulo, ajoelha e incensando canta-se:) – Quem puder, se ajoelhe.

4. Tão sublime sacramento / adoremos neste altar. /
 Pois  o Antigo Testamento / deu ao Novo seu lugar. /
Venha a fé por suplemento / os sentidos completar.
5. Ao eterno Pai cantemos / e a Jesus, o Salvador. /
Ao Espírito exaltemos, / na Trindade eterno amor. /
Ao Deus Uno e Trino demos / a alegria do louvor. Amém!

Presidente: – Neste momento diante de Jesus sacramentado, reconhecemos a bondade de nosso Deus, que pelo seu imenso amor, entregou seu único Filho a morte de cruz para nos salvar. Eis o tempo da graça! Eis a hora da salvação! Jesus que se entregou e morreu por amor a cada um de nós.
Todos: Jesus Sacramentado, Nosso Deus Amado.

Presidente: Recordamos as palavras de Jesus Cristo: “ Minha alma está numa tristeza mortal, ficai aqui e vigiai”:
Todos – Estamos aqui Senhor e contigo vigiaremos

LEITOR 1 : Assim como os discípulos no horto das oliveiras não tinham ânimo para orar e vigiar, muitas vezes também nós, não temos forças para vigiar, para permanecer fiéis a Jesus.

Presidente: (Ajoelhemos) - A adoração é um ato de amor, de respeito, de obediência, de submissão absoluta. Reconheçamos que tudo o que temos e somos, é Deus que nos deu. Tudo que existe foi ele que criou. (pequena pausa)

Pres: Glória e louvores sejam dados  ao Pai que tanto nos amou enviando seu Filho, Glória a Jesus que tanto nos amou que deu sua vida por nós e Glória ao Espírito Santo que nos purifica e nos transforma nos dando a dignidade de filhos de Deus.
T: Seja louvado o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Presidente: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
T: Como era no principio, agora e sempre. Amém
(Pequeno momento de silêncio)

(todos em pé)
Leitor 2 -  Pela falta de amor, compreensão e paciência. Como é difícil, Senhor, amar ao próximo como a nós mesmos. Como é difícil, Senhor, amar a nossos inimigos. Como é difícil, Senhor, fazer o bem sem querer nada em troca...
Todos - Queremos ser misericordiosos e bondosos / como é o nosso Pai que está no Céu

Canto: DEUS de Amor, nós te adoramos neste Sacramento,
Corpo e Sangue que fizeste nosso alimento. És o DEUS escondido, vivo e vencedor, A teus pés depositamos todo nosso amor.
Meus pecados redimistes sobre a Tua Cruz, Com Teu Corpo e com Teu Sangue, ó Senhor Jesus! Sobre os nossos altares, vítima sem par, Teu Divino sacrifício queres renovar.
No Calvário se escondia Tua Divindade, Mas aqui também se esconde tua humanidade: Creio em ambas e peço, como o bom ladrão,  No Teu Reino, eternamente, Tua Salvação.
L 3 -  Apesar de nossas faltas, Jesus nos ama. Ele nos diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras. Aquele que me viu, viu também o Pai...

TODOS: Ó Jesus, Deus de bondade, da paz e Autor da vida, enchei nossos corações de vosso divino amor!. Nós cremos em Ti e queremos caminhar ao encontro do Pai.

L 1: (Jo 16,5-13) Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: Para onde vais? Mas porque vos falei assim, a tristeza encheu o vosso coração. Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.

Pres: - Jesus sofreu em seu corpo as marcas da violência humana, sofreu também todas as mesmas angustias e dores que nós sofremos. E tem total autoridade de dizer: Vinde a mim vós todos que estais cansados e aflitos que eu vos aliviarei.

L 2 – Jesus, vós sois a Palavra eterna do Pai. Sem vós nada podemos fazer. E convosco nada temos a temer. Sois nosso companheiro e nosso guia. Por isso, prometemos vivenciar vossa palavra na nossa vida de comunidade. Viver e fazer comunidade hoje é o grande desafio que o mundo nos propõe, quando o individualismo toma conta de nós.

T: Senhor, fazei-nos crescer na vida de comunhão, na palavra vivida, no gesto amigo e cordial com aquele que sofre, com o abandonado, com o necessitado!   

L 3 – Jesus, vós nos dais a paz e a sociedade nos obriga a ser de guerra. Nosso sistema social é desumano e injusto, Senhor. Deixa em nosso continente uma multidão de famintos de pão, de escola, de hospital, de casa própria, de vida digna de gente.

T: Senhor, sabemos que a justiça é própria do vosso reino. Vós sois o Pão vivo e verdadeiro. Invadi todo o nosso ser! Assim compreenderemos a necessidade de sermos justos!

Pres: - Juntos peçamos a benção do Senhor sobre nós
Todos:  O Senhor nos abençoe e nos guarde!
Ilumine seu Rosto sobre nós e tenha piedade de nós! Mostre-nos o seu Rosto e nos conceda a paz!
O Senhor nos abençoe: Em nome do Pai, do Filho e  do Espírito Santo. Amém

Pres: Que a paz do Senhor esteja com todos vocês.
T:      E contigo também.
Pres:  Bendigamos ao Senhor!
T: Demos graças a Deus.                    
                                              -      (Diácono Ismael)


Nenhum comentário:

Postar um comentário