Tema: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.” O compromisso é sério.
Primeira leitura: Viver na comunhão com o Deus, exige o ser santo e ser santo
passa pelo amor ao próximo.
Evangelho: Jesus pede aos seus que aceitem inverter a lógica da violência
e do ódio, pois esse “caminho” só gera egoísmo, sofrimento e morte; É nesse
caminho de santidade que se constrói o “Reino”.
Segunda leitura: Paulo convida a sermos o lugar onde Deus reside e Se revela aos homens. Para que isso aconteça, devemos optar pela “sabedoria de Deus” (que é dom da vida, amor gratuito e total).
Segunda leitura: Paulo convida a sermos o lugar onde Deus reside e Se revela aos homens. Para que isso aconteça, devemos optar pela “sabedoria de Deus” (que é dom da vida, amor gratuito e total).
6. PRIMEIRA LEITURA (Lv
19,1-2.17-18)Leitura do Livro do Levítico.
O Senhor falou a Moisés,
dizendo: “Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e dize-lhes: Sede
santos, porque
eu, o Senhor vosso Deus,
sou santo. Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu
próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. Não procures
vingança, nem guardes rancor dos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a
ti esmo. Eu sou o Senhor.”
AMBIENTE - No Livro Levítico (questões do culto) Jahwéh explica o que deve fazer para viver sempre em comunhão com Deus. Apresenta leis, preceitos, ritos, relacionados com o culto: o Povo tem de viver de acordo com determinadas regras para manter esta comunhão com Deus.
MENSAGEM - “Sede santos porque Eu, o vosso Deus, sou santo”. A santidade é
ser “justo” para com os irmãos. Não haja ódio, nem rancor contra o irmão. A
centralidade é: “amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
ATUALIZAÇÃO• “Sede santos porque Eu, o vosso Deus, sou santo”. A santidade
é a comunhão com Deus. É se identificar com Cristo e caminhar ao encontro da
vida plena, do Homem Novo.
• Ser santo não significa viver de olhos voltados para Deus
esquecendo os homens; mas a santidade implica um real compromisso com o mundo.
Passa pela construção de uma vida de relação com os irmãos; sem qualquer tipo
de agressividade, de vingança, de rancor; implica amar o outro como a si mesmo.
• Temos de viver num contínuo processo de conversão, que elimine
do nosso coração as raízes do mal, responsáveis pelo egoísmo, pelo ódio, pela
injustiça, pela exploração.
7. SALMO RESPONSORIAL /
102(103)
Bendize, ó minh’alma, ao Senhor, pois ele é bondoso e compassivo!
• Bendize, ó minha alma,
ao Senhor/ e todo o meu ser, seu santo nome! /
Bendize, ó minha alma, ao
Senhor; / não te esqueças de nenhum de seus favores!
• Pois ele te perdoa toda
culpa / e cura toda a tua enfermidade; /
da sepultura ele salva a
tua vida / e te cerca de carinho e compaixão.
• O Senhor é indulgente,
é favorável, / é paciente, é bondoso e compassivo. /
Não nos trata como exigem
nossas faltas, / nem nos pune em proporção às nossas culpas.
• Quanto dista o nascente
do poente, / tanto afasta para longe nossos crimes. /
Como um pai se compadece
de seus filhos, / o Senhor tem compaixão dos que o temem.
10. EVANGELHO (Mt
5,38-48)Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse
Jesus a seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente
por dente! ’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo
contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a
esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe
também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com
ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. Vós ouvistes
o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos
digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos
tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol
sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais
somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos
não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de
extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos
como o vosso Pai celeste é perfeito.”
AMBIENTE - Continuamos com o “discurso da
montanha” e com a apresentação da “nova Lei” que deve conduzir a caminhada
cristã. Vimos, no domingopassado, como Mateus estava preocupado em definir,
para os cristãos vindos do judaísmo, a relação entre Cristo e a Lei de Moisés.
Os cristãos continuam obrigados a cumprir a Lei de Moisés? Jesus não aboliu a
Lei antiga? O que há de verdadeiramente novo na mensagem de Jesus? A perspectiva
de Mateus é que Jesus não veio abolir a Lei, mas levá-la à plenitude. No
entanto, considera Mateus, a Lei tornou-se um conjunto de prescrições que são
cumpridas mecanicamente, dentro de uma lógica casuística que, tantas vezes, não
tem nada a ver com o coração e com a vida. É preciso que a Lei deixe de ser um
conjunto de preceitos externos a cumprir para conquistar a salvação, para se
tornar expressão de um verdadeiro compromisso com Deus e com o “Reino”.
MENSAGEM: O primeiro exemplo que o Evangelho de hoje nos propõe (o quinto da lista) refere-se à chamada “lei de talião”: “olho por olho, dente por dente” (cf. Ex 21,24; Lv 24,20; Dt 19,21). Em si, é uma lei destinada a evitar as vinganças excessivas… Na perspectiva de Jesus, é preciso acabar com a espiral de violência, assumindo uma atitude pacífica.Jesus apresenta quatro casos concretos. No primeiro, pede que não se responda com a mesma moeda àquele que nos agride, mas que se desarme o violento oferecendo a outra face; no segundo, recomenda que, diante de uma exigência exorbitante (entrega da túnica), se responda entregando ainda mais (a entrega da capa, vestimenta que servia para proteger dos rigores da noite); no terceiro, exige que se acompanhe por duas milhas aquele que quer forçar-nos a acompanhá-lo por uma (provavelmente, uma prática frequente das patrulhas romanas que requisitavam os Palestinos para que as guiassem durante algum tempo); no quarto, Jesus recomenda que não deixe sem atender aquele que pede dinheiro emprestado… Este conjunto de exemplos concretos aponta numa única direção: os membros da comunidade de Jesus devem manifestar a todos um amor sem medida, que vai muito além daquilo que é humanamente exigido. Dessa forma, eles inauguram uma nova era de relações entre os homens.
O segundo exemplo (o sexto da lista) refere-se ao amor aos inimigos. Jesus afirma que a Lei antiga recomendava: “ama o teu próximo e odeia o teu inimigo”… Para Jesus, o amor deve atingir a todos, sem exceção, inclusive os inimigos. Fica, assim, abolida qualquer discriminação. Qual o motivo desta exigência? É porque Deus também não faz discriminação no seu amor. Ele é o Pai que não distingue entre amigos e inimigos, que faz brilhar o sol e envia a chuva sobre bons e maus, que oferece o seu amor a todos, inclusive aos indignos. O amor universal de Deus é a razão do amor que os membros do “Reino” devem oferecer a todos que Deus coloca no seu caminho. “Ser filho de Deus” significa dar testemunho do amor de Deus e parecer-se com Deus no modo de agir.
A expressão final (“sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”) parafraseia o refrão da “lei da santidade” que encontramos na primeira leitura (“sede santos porque Eu, o vosso Deus, sou santo”) e resume, de forma magnífica, o ensinamento que Mateus pretende apresentar à sua comunidade com estes seis exemplos (os quatro do domingo passado e os dois de hoje): viver na dinâmica do “Reino” exige a superação de uma perspectiva legalista e casuística, para viver em comunhão total com Deus, deixando que a vida de Deus, que enche o coração do crente, se manifeste na vida do dia-a-dia, inclusive nas relações fraternas.
ATUALIZAÇÃO - • Ao aceitar o desafio de viver em comunhão com Deus, eu sou
chamado a dar testemunho da vida de Deus diante de todos os meus irmãos e a ser
um sinal vivo de Deus, do seu amor, da sua perfeição, da sua santidade, no meio
do mundo.
• A dinâmica do “Reino” implica a superação de uma religião
feita de leis, de ritos, de gestos externos e transborde em gestos de amor para
com os irmãos.
• Jesus pede a superação de uma lógica de vingança, de responder
na mesma moeda, e que inverta a espiral de violência e que inaugure um novo
espírito nas relações entre os homens..
• Jesus pede o amor a todos, inclusive aos inimigos, subvertendo
a lógica do mundo. “Pai,
perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34).
** É mais do que «perdoar os inimigos», que já é
muito. Amar quer dizer responder ao ódio com o amor. Trata-se de um excesso de
amor. Porque, «se amar os amigos é de todos, amar os inimigos é só dos
cristãos», como escreveu Tertuliano.
«Jesus viveu e morreu em vão, se não aprendemos
dele a regular as nossas vidas pela lei do amor», escreveu Gandhi.
Valem, então, as palavras de Jesus: «Amai os
vossos inimigos, fazei bem àqueles que vos odeiam, bendizei aqueles que vos
amaldiçoam, rezai por aqueles que vos maltratam» .Tudo isto, «para que sejais
filhos do vosso Pai celeste, que faz nascer o sol para os bons e para os maus,
e manda a chuva para os justos e os injustos... Sede, portanto, perfeitos como
é perfeito o Pai celeste» (Mt 5, 45-46).
8. SEGUNDA LEITURA (1Cor
3,16-23)Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, acaso não sabeis
que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós? Se alguém
destruir osantuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é
santo, e vós sois esse santuário. Ninguém se iluda: se algum de vós pensa que é
sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de
verdade; pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito,
está escrito: “Aquele que apanha os sábios em sua própria astúcia”, e ainda: “O
Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos”. Portanto, que
ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence:
Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro; tudo é
vosso, mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.
AMBIENTE - Continuamos no contexto da comunidade
cristã de Corinto. Depois de apresentar a “sabedoria de Deus”, revelada em
Jesus Cristo (“loucura da cruz”) e oferecida aos homens (cf. 1 Cor 1,18-2,16),
Paulo constata que os coríntios ainda não acolheram essa sabedoria: mantêm-se
na dimensão do homem carnal (isto é, do homem fraco, limitado, pecador, escravo
das suas paixões), imaturos na fé; cultivam as divisões e os conflitos, em flagrante
contradição com o que Jesus lhes ensinou; correm atrás de mestres humanos
como se eles tivessem a chave da felicidade e da realização plena, esquecendo
que, por detrás de Paulo ou de Apolo, está Deus (cf. 1 Cor 3,1-15).
MENSAGEM - É por isso que Paulo pergunta: “Não
sabeis que sois Templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” O
Templo é, no contexto do Antigo Testamento, a residência de Deus, o lugar da
presença de Deus no meio do seu Povo. Mas agora, considera Paulo, é a
comunidade cristã que é o verdadeiro Templo onde Deus reside, onde ele se
manifesta aos homens e onde ele oferece a salvação. Ora, pode ser Templo de
Deus onde reside o Espírito e viver no conflito, na divisão, no ciúme, no
confronto?
Paulo exorta a deixarem a “sabedoria do mundo” e a pautarem a sua existência pela “sabedoria de Deus” (que é amor, dom da vida, que é cruz). E Paulo volta a recordar: a “sabedoria de Deus” parece ser loucura aos olhos do mundo; mas é nessa “loucura” que reside o segredo da vida em plenitude.
Para Paulo, o verdadeiro segredo da felicidade não está na ciência, na técnica, na elegância dos discursos; mas está em Jesus e, de forma privilegiada na cruz, nos mostrou que só o amor, a doação, a entrega, o serviço, geram vida plena e fazem nascer o Homem Novo.
A última frase do nosso texto é muito rica: “tudo é vosso; mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus”. Deve ser compreendida em função de 1 Cor 1,12: “cada um de vós diz: ‘eu sou de Paulo; e eu de Apolo; e eu de Cefas’”… “Não é assim”, esclarece Paulo. “Vós não pertenceis a estes pregadores; eles é que vos pertencem a vós, pois são vossos servidores. Eles estão ao vosso serviço para que vós descubrais Cristo e a ‘loucura da cruz’ e, para que por Cristo, o mediador da salvação, chegueis a Deus”.
Paulo exorta a deixarem a “sabedoria do mundo” e a pautarem a sua existência pela “sabedoria de Deus” (que é amor, dom da vida, que é cruz). E Paulo volta a recordar: a “sabedoria de Deus” parece ser loucura aos olhos do mundo; mas é nessa “loucura” que reside o segredo da vida em plenitude.
Para Paulo, o verdadeiro segredo da felicidade não está na ciência, na técnica, na elegância dos discursos; mas está em Jesus e, de forma privilegiada na cruz, nos mostrou que só o amor, a doação, a entrega, o serviço, geram vida plena e fazem nascer o Homem Novo.
A última frase do nosso texto é muito rica: “tudo é vosso; mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus”. Deve ser compreendida em função de 1 Cor 1,12: “cada um de vós diz: ‘eu sou de Paulo; e eu de Apolo; e eu de Cefas’”… “Não é assim”, esclarece Paulo. “Vós não pertenceis a estes pregadores; eles é que vos pertencem a vós, pois são vossos servidores. Eles estão ao vosso serviço para que vós descubrais Cristo e a ‘loucura da cruz’ e, para que por Cristo, o mediador da salvação, chegueis a Deus”.
ATUALIZAÇÃO - • Os cristãos são Templo de Deus e
as testemunhas da sua salvação.
• O que é que preside à minha vida: a
“sabedoria de Deus” que é amor, ou a “sabedoria do mundo”, que é luta pelo
poder, pelo poder econômico, pelos bens perecíveis e secundários?
Pe. Joaquim, Pe. Barbosa,
Pe. Carvalho
===============-----------------==================
1)PERDÃO:
"Ouvistes: Dente por dente, olho por
olho..."
EU: "Não ofereçais resistência ao malvado...": Jesus
cita quatro exemplos:
- Violência física: Se
te bater na Face direita à oferece a esquerda;
- Injustiça econômica: Se tomar tua túnica à dá-lhe também
o manto;
- Abuso do Poder: Se mandar
andar um Km à anda dois;
- empréstimo: Se alguém te pedir à não vires as
costas.
O
Cristão deve ser um sacramento de amor e de perdão.
PERDÃO: - Perdão é
cortar o mal pela raiz, extinguindo a maldade e o ressentimento.
-
Suportar a injustiça não significa aprová-la, pode ser uma denúncia
profética...
= Amar como Deus ama é o núcleo do novo.
*
O Espírito de vingança ("Talião" de hoje):"Quem ri por último, ri melhor..."; "Não levo desaforo
para casa..."
-
Já no Antigo Testamento: . "Amarás o próximo como a ti mesmo..."(1ª Leitura Lv 19,1-2.17-18)
Amar
até os inimigos... Motivo:
Uns e outros são filhos de Deus = irmãos...
"Desse
modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus". O amor sem
distinção reproduz na terra a bondade do Pai celeste, que "faz nascer o
seu sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos."
2ª Leiturao que é uma
loucura para os homens, é "Sabedoria" para Deus
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PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
LOUVOR (QUANDO O PÃO CONSAGRADO
ESTIVER SOBRE O ALTAR)
à
O SENHOR ESTEJA COM TODOS VOCÊS... DEMOS GRAÇAS AO SENHOR...
à
COM JESUS, por Jsus e em Jesus, NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, LOUVEMOS AO PAI:
T: SENHOR, QUE
SAIBAMOS AMAR COMO NOS AMAIS.
à Senhor,
nosso Deus, Vos louvamos e Vos agradecemos por nos amar e nos dar Jesus como a
palavra viva que nos orienta e nos transforma.
T: SENHOR, QUE
SAIBAMOS AMAR COMO NOS AMAIS.
à Senhor,
grande é o vosso amor nos ensinando os caminhos para a felicidade plena. Que os
vossos ensinamentos transformem nossos corações para o amor.
T: SENHOR, QUE
SAIBAMOS AMAR COMO NOS AMAIS.
à Senhor,
Sois imenso e cheio de bondade. Dai-nos o entendimento para que cumpramos os
vossos mandamentos e sejamos espelho de vosso amor.
T: SENHOR, QUE
SAIBAMOS AMAR COMO NOS AMAIS.
à Senhor,
nosso Deus, que vossas leis sejam luz para nossas ações e possamos viver como
irmãos em nossa comunidade.
T: SENHOR, QUE SAIBAMOS
AMAR COMO NOS AMAIS.
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