Celebração da
Noite de Natal E Solene Proclamação
do Natal:
(Adaptado e
postado pelo Diácono Ismael)
SINOPSE:
Tema: Deus
envia “um menino” para ser “a luz” para todos os povos. “Glória a Deus no mais
alto dos céus!”
A
primeira leitura: “um menino”, da
descendência de David, eliminará a guerra, o ódio, o sofrimento e inaugurará
uma era de alegria, de felicidade e de paz sem fim.
O Evangelho: Jesus, o “menino de Belém”, é o Deus que vem ao encontro dos homens para lhes oferecer a salvação.
O Evangelho: Jesus, o “menino de Belém”, é o Deus que vem ao encontro dos homens para lhes oferecer a salvação.
A
segunda: Deus nos ama e este mundo não
é permanente; comprometidos e identificados com Cristo, realizaremos as obras
d’Ele na construção do Reino.
LEITURA I – Is 9,1-6
O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; ...Vós quebrastes o jugo que pesava sobre o povo... Todo o calçado ruidoso da guerra tornar-se-ão pasto das chamas. Porque um filho nos foi dado. Tem o poder sobre os ombros e será chamado «Conselheiro Admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz». O seu poder será engrandecido numa paz sem fim,
AMBIENTE - Estamos na época do rei Ezequias, no final do séc. VIII a.C.; o rei faz acordos com Egito, Fenícia e Babilônia, contra a Assíria. Senaquerib volta-se contra Judá, devasta o país (701 a .C.). Ezequias tem de pagar tributos.
Desiludido o profeta sonha com um tempo
novo onde reinam a justiça, o direito e o “temor de Deus”.
MENSAGEM - um “povo nas trevas” e “nas sombras da morte”; Parece não haver saída, Mas, de repente, aparece uma “luz”. Porque a opressão foi quebrada e a paz uma realidade; mas ninguém duvida que tudo isso é ação do Deus libertador.
Deus instaurou essa nova ordem através de “um menino”, enviado para reinar no direito e na justiça. O quádruplo nome desse “menino” evoca qualidades divinas
LEITURA I – Is 9,1-6
O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; ...Vós quebrastes o jugo que pesava sobre o povo... Todo o calçado ruidoso da guerra tornar-se-ão pasto das chamas. Porque um filho nos foi dado. Tem o poder sobre os ombros e será chamado «Conselheiro Admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz». O seu poder será engrandecido numa paz sem fim,
AMBIENTE - Estamos na época do rei Ezequias, no final do séc. VIII a.C.; o rei faz acordos com Egito, Fenícia e Babilônia, contra a Assíria. Senaquerib volta-se contra Judá, devasta o país (
MENSAGEM - um “povo nas trevas” e “nas sombras da morte”; Parece não haver saída, Mas, de repente, aparece uma “luz”. Porque a opressão foi quebrada e a paz uma realidade; mas ninguém duvida que tudo isso é ação do Deus libertador.
Deus instaurou essa nova ordem através de “um menino”, enviado para reinar no direito e na justiça. O quádruplo nome desse “menino” evoca qualidades divinas
(“conselheiro maravilhoso”;
“Deus forte” é um nome do próprio
Jahwéh;
“príncipe da paz” aquele que é “a paz”.
“Pai eterno”, é um título do rei – cf. 1
Sm 24,12 – e é um título dado ao faraó nas cartas de Tell el-Amarna).
ATUALIZAÇÃO • É Jesus, o “menino de Belém”, que dá sentido pleno a esta profecia messiânica de Isaías. Veio de Deus para vencer as trevas e instaurar o mundo novo da justiça, da paz e da felicidade. esta noite este “Reino” chegou.
• Acolher Jesus é aceitar esse projeto de justiça e de paz.
• O “jeito” de Deus: Não pela força; mas é através de um “menino” – símbolo máximo da fragilidade – É na simplicidade e na humildade que Deus age no mundo.
EVANGELHO – Lc 2,1-14 ... José subiu da Galiléia à Judéia, à cidade de David, Belém, a fim de se recensear com Maria. chegou o dia de ela dar à luz e teve o seu Filho primogênito. Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; Disse-lhes o Anjo: vos anuncio uma grande alegria: nasceu-vos hoje, um Salvador, que é Cristo Senhor. juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados».
AMBIENTE -Para Lucas o acontecimento tem época e num espaço concreto… não é fato lendário. Lucas não está escrevendo história, mas uma catequese sobre Jesus, o Filho de Deus que veio ao encontro dos homens para lhes apresentar uma proposta de salvação.
MENSAGEM - Jesus é o Messias, da descendência de David: É na pobreza, na simplicidade, na fragilidade, que Deus se manifesta aos homens e lhes oferece a salvação.
ATUALIZAÇÃO • É Jesus, o “menino de Belém”, que dá sentido pleno a esta profecia messiânica de Isaías. Veio de Deus para vencer as trevas e instaurar o mundo novo da justiça, da paz e da felicidade. esta noite este “Reino” chegou.
• Acolher Jesus é aceitar esse projeto de justiça e de paz.
• O “jeito” de Deus: Não pela força; mas é através de um “menino” – símbolo máximo da fragilidade – É na simplicidade e na humildade que Deus age no mundo.
EVANGELHO – Lc 2,1-14 ... José subiu da Galiléia à Judéia, à cidade de David, Belém, a fim de se recensear com Maria. chegou o dia de ela dar à luz e teve o seu Filho primogênito. Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; Disse-lhes o Anjo: vos anuncio uma grande alegria: nasceu-vos hoje, um Salvador, que é Cristo Senhor. juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados».
AMBIENTE -Para Lucas o acontecimento tem época e num espaço concreto… não é fato lendário. Lucas não está escrevendo história, mas uma catequese sobre Jesus, o Filho de Deus que veio ao encontro dos homens para lhes apresentar uma proposta de salvação.
MENSAGEM - Jesus é o Messias, da descendência de David: É na pobreza, na simplicidade, na fragilidade, que Deus se manifesta aos homens e lhes oferece a salvação.
“testemunhas”
do nascimento: os pastores. É para estes
pecadores e marginalizados que Jesus vem; por isso, a chegada de um tal
“salvador” é uma “boa notícia”: a partir de agora, os pobres, os débeis, os
marginalizados, os pecadores, são convidados a integrar a comunidade dos filhos
amados de Deus. são convidados a integrar a comunidade da nova aliança, a
comunidade do “Reino”: Ele é “o salvador,
Cristo Senhor”.
LEITURA II – manifestou-se a graça de Deus, fonte de salvação para todos.
AMBIENTE - recorda os fundamentos da fé e exorta a uma vida comprometida.
MENSAGEM - A primeira é o amor (“kharis”) de Deus, transformador e renovador.
A segunda é a esperança que a terra não é a sua pátria definitiva; A terceira é a obra redentora de Cristo para nos salvar do pecado e para fazer de nós homens novos. Ligados a Ele pelo batismo, tornamo-nos um com Ele e recebemos vida d’Ele…
ATUALIZAÇÃO • a encarnação de Jesus é o sinal desse amor por nós.
• valores efêmeros (dinheiro, poder, êxito profissional, “status” como felicidade.
AMBIENTE - recorda os fundamentos da fé e exorta a uma vida comprometida.
MENSAGEM - A primeira é o amor (“kharis”) de Deus, transformador e renovador.
A segunda é a esperança que a terra não é a sua pátria definitiva; A terceira é a obra redentora de Cristo para nos salvar do pecado e para fazer de nós homens novos. Ligados a Ele pelo batismo, tornamo-nos um com Ele e recebemos vida d’Ele…
ATUALIZAÇÃO • a encarnação de Jesus é o sinal desse amor por nós.
• valores efêmeros (dinheiro, poder, êxito profissional, “status” como felicidade.
ATUALIZAÇÃO - • O menino de Belém apresenta aos homens um projeto de
salvação/libertação.
• O presépio apresenta-nos a lógica de Deus numa gruta de pastores onde brilha a fragilidade, a dependência, a ternura, a simplicidade de um bebe recém-nascido.
• A uma “boa notícia” que enche de felicidade os pobres, os marginalizados que Deus os ama e quer oferecer-lhes a salvação.
• Jesus – o Jesus da justiça, do amor, da fraternidade e da paz – já nasceu, de forma efetiva, na vida de cada um de nós, nas nossas comunidades cristãs?
• O presépio apresenta-nos a lógica de Deus numa gruta de pastores onde brilha a fragilidade, a dependência, a ternura, a simplicidade de um bebe recém-nascido.
• A uma “boa notícia” que enche de felicidade os pobres, os marginalizados que Deus os ama e quer oferecer-lhes a salvação.
• Jesus – o Jesus da justiça, do amor, da fraternidade e da paz – já nasceu, de forma efetiva, na vida de cada um de nós, nas nossas comunidades cristãs?
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LITURGIA
(Aclamação especial l) Na noite de NATAL
01. ACOLHIDA
Animador(a) - Irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Celebrando hoje o Natal de Nosso
Senhor Jesus Cristo, somos chamados a contemplar o mistério da encarnação do
Filho de Deus em nossa humanidade. Natal é Deus que vem ao nosso encontro. Sua
vinda desperta em todos nós uma grande alegria.- cantemos.
Procissão de
entrada como de costume.(velas acesas e pouca luz)
02. CANTO DE ENTRADA (ver com músicos)
Presidente - Com o coração transbordando de alegria, Aclamemos a Trindade
Santa, cantando. (Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo)
Presidente - A graça de Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do
Espírito Santo, esteja convosco. BENDITO SEJA
DEUS...
PRES. Peçamos perdão
pelos nossos erros e nossos pecados.
Canto do Perdão (3 invocações
[Senhor, tende piedade... Cristo, tende... Senhor....
Pres. Deus Todo Poderoso, tenha
compaixão de nós, perdoe os nossos....
03. PROCLAMAÇÃO DO
NATAL
À luz de
velas, duas pessoas entoam, da Mesa da Palavra, a Proclamação do Natal. A (Proclamação só acontece na noite do dia
24/12).
(música do EXULTE)
Diácono - Ouçamos um canto novo tomando conta da terra: “Glória a Deus e
paz ao povo, ódio ao ódio, guerra à guerra!”
Solo - Miséria,
mentira e morte não vão nos fazer parar. Ó venham, cantemos forte, ainda é
tempo de louvar!
Diácono - O Senhor esteja convosco!
Todos - Ele está no meio
de nós!
Diácono - Os corações para o alto!
Todos - A Deus ressoe
nossa voz.
Diácono - Ó noite silenciosa! O desejado chegou! A promessa foi cumprida:
tempo de espera acabou!
Todos - Bendito seja o
Cristo Senhor, hoje nascido nosso Salvador.
Solo - Ó noite silenciosa! Chegou-nos o Emanuel! O clamor foi atendido,
choveu justiça do céu!
Todos - Bendito seja o
Cristo Senhor, hoje nascido nosso Salvador.
Diácono - Ó noite silenciosa! Deus enviou o seu Filho! Nasceu o Sol do
Oriente, a luz espalha o seu brilho!
Todos - Bendito seja o
Cristo Senhor, hoje nascido nosso Salvador.
Diácono e Solo - A vós, ó Pai, nesta noite, os servos cantam louvor. Tornados
filhos no Filho, no Espírito de amor.
Uma jovem vestida de branco ou amarelo, grita do meio da
igreja: Hoje nasceu para nós o Salvador do mundo. Brilhou em nossa noite a
claridade da verdadeira Luz. E, acende o círio.
04. ENTRADA DA IMAGEM DO
MENINO JESUS
Uma
criança entra pelo corredor central da Igreja tocando campainha ou sineta. Em
seguida, um casal entra com a imagem do Menino Jesus, erguida no alto, acompanhada
por um grupo de crianças (vestidas de anjo), enquanto se canta Noite Feliz. À
medida que a imagem vai se aproximando do Altar, acendem-se aos poucos as luzes
da Igreja (a imagem é colocada em cima do altar). Esta orientação é somente para o dia 24/12.
Canto:
1. Noite feliz! Noite
feliz! Ó Senhor, Deus de amor, pobrezinho nasceu em Belém. Eis na lapa,
Jesus nosso bem. Dá-nos a paz, ó Jesus. (bis)
2. Noite feliz! Noite
feliz! Ó Senhor, Deus da luz, quão afável é teu coração que quiseste nascer
nosso irmão e a nós todos salvar. (bis)
3. Noite feliz! Noite
feliz! Eis que no ar vêm cantar aos pastores os anjos do céu, anunciando a
chegada de Deus, de Jesus Salvador. (bis)
05. HINO DO GLÓRIA
Presidente: Cheios de júbilo, assim como os anjos, demos glória ao nosso
Deus pela vinda do seu Filho ao mundo; cantemos um hino de glória.
GLÓRIA A DEUS ... (tocar sinos ou campainhas no refrão do
Glória).
06. ORAÇÃO da Coleta...
Presidente: Ouçamos a Palavra de Deus.
LEITURAS, SALMO, PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO, Homilia
16. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) - Jesus, dom do Pai, veio a nós entre os pobres e humildes.
Apresentemos ao altar do Senhor o que temos e o que somos para partilhar com os
necessitados de nossa comunidade. (Entrar com os alimentos para a doação) –
Cantemos:
17. CANTO DA APRESENTAÇÃO
DAS OFERENDAS
(segue-se tudo normalmente
como no folheto)
Homilia (adaptada pelo
Diácono Ismael) 24/12/2011
Irmãos
e Irmãs, Deus nos revela em Jesus o seu grande Projeto.
Vivemos
nesta noite santa o mistério da encarnação. A liturgia nos demonstra que o
centro da celebração desta noite é o anúncio do nascimento do Salvador.
Lucas esboça a situação histórica: ocupação romana, recenseamento, viagem de José e Maria para sua cidade de origem – Belém, cidade de Davi, em circunstâncias dificílimas. A criança é colocada numa manjedoura, por não haver lugar na hospedaria da cidade. A salvação, a partir do relato, manifesta-se lá, naquele lugar pobre, numa manjedoura.
Lucas esboça a situação histórica: ocupação romana, recenseamento, viagem de José e Maria para sua cidade de origem – Belém, cidade de Davi, em circunstâncias dificílimas. A criança é colocada numa manjedoura, por não haver lugar na hospedaria da cidade. A salvação, a partir do relato, manifesta-se lá, naquele lugar pobre, numa manjedoura.
Os olhos do mundo não poderiam acreditar: naquele lugar pobre é o Deus forte e invencível quem se faz humilde como os humildes, pobre como os pobres, anunciando a salvação e a redenção pela encarnação.
As testemunhas da encarnação foram como que escolhidas a dedo pelo anjo do Senhor: os que viviam à margem da sociedade, os que não eram socialmente identificados: pobres pastores, devem procurar o Salvador, cujo sinal é sua pobreza, que o identifica com eles; envolto em panos, numa manjedoura. Para dar sinal de veracidade da salvação, os coros celestes juntam sua voz à do arauto e entoam o hino: “Glória a Deus nas alturas e paz aos homens de boa vontade”.
Meus irmãos, Nesta noite santa, relembramos a promessa ao povo do antigo testamento que esperava o nascimento do Messias, aquele que, finalmente, faria valer os interesses de Deus, cuidando do bem-estar do povo, dando-lhes paz e segurança, fazendo justiça. Aqui está a síntese dos anseios do povo eleito que esperava o Messias para que se cumprissem as escrituras.
Noite do nascimento do Salvador é noite de pobreza, de contemplar o homem e a mulher que sofrem e padecem da fome de comida e da fome de dignidade. O Natal é o momento em que a luz brilha na escuridão, anunciando o Salvador.
A Boa Nova é para os pobres e para todo o povo. Os pastores representam os que acreditavam nas promessas de Deus, lá no fundo de suas almas. Eles recebem a notícia e logo se põem a caminho de Belém para verem aquilo que lhes foi comunicado.
Meus irmãos, Um Menino pobre que nos torna rico é o maior presente que recebemos nesta noite santa.
Jesus nasceu e renasce para os pobres, estropiados, prostitutas, cativos, desempregados, sem teto, sem dignidade, doentes, marginalizados, aidéticos, homossexuais, leprosos, todos aqueles e aquelas que se encontram à margem da sociedade.
Jesus nasce nesta noite, pobre no meio dos pobres, sem o direito de nascer em um local digno. Nasceu “sem teto”, não teve berço e suas primeiras visitas foram os pastores, a classe dos excluídos.
Irmãos amados, Celebramos nesta noite venturosa, como os pastores, o nascimento da Luz admirável que é o Cristo Senhor.
Jesus nasce para nos salvar de nossos pecados e para inaugurar um novo tempo, tempo de graça, tempo de salvação, tempo de santidade e tempo de evangelização, exercendo o papel de missionários e evangelizadores que pelo Batismo nos foi conferido. Doravante estaremos assegurando a edificação de uma sociedade cristã, em que “justiça e paz se abraçarão”.
Esta noite é a noite da opção preferencial pelos pobres e pelos excluídos. Deus Menino, que nasce assume a nossa humanidade e redime esta humanidade.
Esta noite é à noite da misericórdia. Noite que significa “ter o coração aberto ao miserável, ao necessitado”. Os necessitados somos nós, pecadores, todos, sem exceção.
Nesta noite de Natal Deus abre o seu coração, rico de misericórdia (Ef 2,4) e derrama sobre nós o seu amor, dando-nos a plenitude dos bens, seu Filho, encarnação da misericórdia divina, é para nós perdão e graça, santificação e vida.
É a noite da Alegria. Nesta noite não há espaço para tristeza, porque nasceu vida, uma vida que destrói o medo da morte e traz a felicidade da comunhão com Deus.
Exulta de alegria o santo e o pecador, porque Deus oferece a facilidade do perdão na ternura de uma criança.
Esta é a noite da fraternidade. O Filho de Deus se fez nosso irmão e nós nos tornamos filhos do mesmo Pai, irmãos e irmãs em Cristo (Mt 23,8-9). Por isso, cantamos com Maria: “A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque grandes coisas fez o Todo poderoso” (Lc 1,46-47).
Que esta noite santa seja a noite da Paz em que, no presépio, reúne pastores e reis, animais e plantas, a terra e as estrelas, num silêncio reverente, e adorem todos a Paz que veio a este mundo!
Nesta noite venturosa nasceu o salvador, assumiu nossa humanidade, venceu o pecado e anunciou a paz e o amor!
Cantemos,
com renovado entusiasmo O REFRÃO: Glória,
glória! Anjos no céu / cantam todos seu amor! / E na terra, homens de paz: /
“Deus merece o louvor!”
PARA
A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA: (VER ABAIXO)
LOUVOR
(QUANDO O PÃO CONSAGRADO ESTIVER SOBRE O ALTAR):
à O SENHOR ESTEJA COM TODOS VOCÊS...
DEMOS GRAÇAS AO SENHOR...
à COM JESUS, por Jesus e em Jesus, NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, LOUVEMOS AO
PAI:
T: Eis o nosso Salvador; Bendito seja o
nosso Deus.
à
Pai, Nós vos louvamos e vos bendizemos por nos enviar o Vosso Filho. Ele é a
luz de nossas trevas. É o príncipe da paz e o conselheiro admirável que nos
guia nos caminhos da vida, da luz, do direito e da paz.
T: Eis o nosso Salvador; Bendito seja o
nosso Deus.
à Bendito sejais, Deus Nosso
Pai, porque em Jesus, Vosso Filho, a
Vossa graça tornou-se visível e
manifestou-se para a salvação de todos.
T: Eis o nosso Salvador; Bendito seja o
nosso Deus.
à
Pai, nos enviastes vosso Filho e nos destes como irmão. Jesus, o Messias, nos
trouxe a salvação. Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa
vontade.
T: Eis o nosso Salvador; Bendito seja o
nosso Deus.
à
Pai, que o Espírito Santo faça
de nós portadores de Luz, de Paz e de Alegria.
T: Eis o nosso Salvador; Bendito seja o
nosso Deus.
à PAI
NOSSO... A PAZ DE CRISTO... EIS O CORDEIRO...
Natal - Missa
da Noite
TEMA: Deus
que ama os homens, envia “um menino” para lhes apresentar uma proposta de vida
e de liberdade. Esse “menino será “a luz” para “o povo que andava nas trevas”.
Primeira leitura: anuncia
a chegada de “um menino”, da descendência de David, dom de Deus; esse “menino”
inaugurará uma era de alegria, de felicidade e de paz sem fim.
Evangelho: Jesus,
o “menino de Belém”, é o Deus que vem ao encontro dos homens para lhes oferecer
a salvação.
Segunda leitura: Deus
nos ama verdadeiramente; porque este mundo não é a nossa morada permanente e os
valores deste mundo são passageiros; identificados com Cristo, devemos realizar
as obras do Pai.
6. PRIMEIRA LEITURA (Is 9,1-6) - Leitura
do Livro do Profeta Isaías.
O povo que andava na escuridão viu uma
grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu.
Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua
presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao
dividirem os despojos. Pois o jugo que oprimia o povo, a carga sobre os ombros,
o orgulho dos fiscais tu os abateste como na jornada de Madiã. Botas de tropa
de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas
chamas. Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos
ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável,
Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz. Grande será o seu reino e
a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele
irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para
todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas
coisas.
AMBIENTE - No
Livro do profeta Isaías aparece um conjunto de oráculos ditos “messiânicos”,
que falam desse mundo de justiça e de paz que Deus vai oferecer ao seu Povo.
Estamos na época do rei Ezequias, no final do séc. VIII a.C.; o rei,
desdenhando as indicações do profeta (para quem as alianças políticas são
sintoma de grave infidelidade para com Jahwéh, pois significam colocar a
confiança e a esperança nos homens), envia embaixadas ao Egito, à Fenícia e à
Babilônia, procurando consolidar uma frente contra a grande potência da época –
a Assíria. A resposta de Senaquerib, rei da Assíria, não tarda: tendo vencido,
sucessivamente, os membros da coligação, volta-se contra Judá, devasta o país e
põe cerco a Jerusalém (701 a .C.).
Ezequias tem de submeter-se e fica a pagar um pesado tributo aos assírios.
Desiludido com os reis e com a política, o profeta teria, então, começado a
sonhar com um tempo novo, sem guerra nem armas, onde reinam a justiça, o
direito e o “temor de Deus”. Este texto pode ser dessa época. O “menino” aqui
referenciado, da descendência de David, pode também estar relacionado com o
“Emanuel” de Is 7,14-17. Trata-se, em qualquer caso, de um texto que vai
alimentar a esperança messiânica e que vai potenciar o sonho de um futuro novo,
de paz e de felicidade para o Povo de Deus.
MENSAGEM
O profeta fala de um “povo que andava nas trevas” e que habitava
“nas sombras da morte”. O panorama é sombrio e parece não haver saída, pois os
reis de Judá já provaram ser incapazes de conduzir o seu Povo em direção à
felicidade e à paz. Mas, de repente, aparece uma “luz”. Essa luz acende a
esperança e provoca uma explosão de alegria. Para descrever essa alegria, o
profeta utiliza duas imagens extremamente sugestivas: é como quando, no fim das
colheitas, toda a gente dança feliz celebrando a abundância dos alimentos; é
como quando, após a caçada, os caçadores dividem a presa abundante. Mas por que
essa alegria e essa felicidade? Porque o jugo da opressão sobre o Povo foi
quebrado e a paz se tornará uma realidade. No quadro que representa a vitória
da paz, vemos os símbolos da guerra (o pesado calçado dos guerreiros e as
roupas ensanguentadas) a serem destruídos pelo fogo. Quem é que provocou a
alegria do Povo, venceu a guerra,
restaurou a paz? Como foi que Deus instaurou essa nova ordem? Foi através de
“um menino”, enviado para restaurar o trono de David e para reinar no direito e
na justiça. O quádruplo nome desse “menino” evoca títulos de Deus ( “conselheiro
maravilhoso”– cf. Is 25,1; 28,29; “Deus forte” é um nome do próprio
Jahwéh – cf. Dt 10,17; Jr 32,18; Sl 24,8; “príncipe da paz” leva,
também, a Jahwéh, aquele que é “a paz” – cf. Is 11,6-9; Mi 5,4; Zac 9,10; Sl
72,3.7). Quanto ao título “Pai eterno”, é um título do rei – cf. 1 Sm 24,12 – e
é um título dado ao faraó). Fica, assim, claro que esse “menino” é um dom de
Deus ao seu Povo e que, com ele, Deus residirá no meio do seu Povo,
oferecendo-lhe a justiça, o direito e a paz.
ATUALIZAÇÃO
¨ É Jesus, o “menino de Belém”,
que dá sentido pleno a esta profecia messiânica de Isaías. Ele é “aquele que
veio de Deus” para vencer as trevas e as sombras da morte que ocultavam a
esperança e instaurar o mundo novo da justiça, da paz e da felicidade. O nascimento
de Jesus que celebramos esta noite significa que este “Reino” chegou.
¨ Acolher Jesus é aceitar esse
projeto de justiça e de paz que Ele veio trazer.
¨ Em que ou em quem coloco a
minha esperança e a minha segurança? Nos políticos? No dinheiro? Isaías diz que
só podemos confiar em Deus e nesse “menino” que Ele mandou ao nosso encontro,
se quisermos encontrar a “luz” e a paz.
¨ Deus não se serve da força e
do poder para intervir na história e para mudar o mundo; mas é através de um
“menino” – símbolo da fragilidade. É na simplicidade e na humildade que Deus
age no mundo.
10. EVANGELHO (Lc
2,1-14) S. Proclamação do
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Aconteceu que, naqueles dias, César
Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Esse
primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos
iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. Por ser da família e
descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade
de Davi, chamada Belém, na Judeia, para registrar se com Maria, sua esposa, que
estava grávida. Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto,
e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e colocou na
manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. Naquela região havia
pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. Um anjo
do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles
ficaram com muito medo. O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo!
Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: hoje, na cidade
de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá
de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa
manjedoura”. E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste.
Cantavam louvores a Deus, dizendo: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz
na terra aos homens por ele amados”.
AMBIENTE
Lucas é preocupado com as referências históricas. Ele apresenta
algumas indicações que pretendem situar o acontecimento numa época e num espaço
concreto. Dessa forma, dá a entender que não estamos diante de um fato
lendário, mas de algo integrado na história. Há um problema… Lucas é de origem
grega, que não conhece a Palestina e que tem noções muito básicas da história
do Povo de Deus. Por isso, as suas indicações históricas e geográficas são, com
alguma frequência, imprecisas e inexatas. É duvidoso que Quirino, como
governador, tenha ordenado um recenseamento na época em que Jesus nasceu (só por
volta do ano 6 d.C. é que ele se tornou governador da Síria, embora possa ter
sido “legado” romano na Síria entre 12 e 8 a .C.… Pode, realmente, nessa altura, ter ordenado
um recenseamento que teve efeitos práticos na Palestina por volta de 6/7 a.C.,
altura do nascimento de Jesus). De qualquer forma, convém ter em conta que
Lucas não está escrevendo história, mas fazendo teologia e apresentando uma
catequese sobre Jesus, o Filho de Deus que veio apresentar uma proposta de
salvação.
MENSAGEM
A referência a Belém como o lugar do nascimento de Jesus é uma
indicação mais teológica do que geográfica: o objetivo do autor é sugerir que
este Jesus é o Messias, da descendência de David (a família de David era
natural de Belém), anunciado pelos profetas (cf. Miq 5,1). Fica, desta forma,
claro que o nascimento de Jesus se integra no plano de salvação que Deus tem
para os homens – plano que os profetas anunciaram e cuja realização o Povo de
Deus aguardava ansiosamente. -Uma
segunda indicação importante resulta do “quadro” do nascimento. Lucas descreve
com algum pormenor a pobreza e a simplicidade que rodeiam a vinda ao mundo do
libertador dos homens: a falta de lugar na hospedaria, a manjedoura dos animais
a fazer de berço, os panos improvisados que envolvem o bebê, a visita dos
pastores… É na pobreza, na simplicidade, na fragilidade, que Deus se
manifesta aos homens e lhes oferece a salvação. Os esquemas de Deus não se
impõem pela força das armas, pelo poder do dinheiro ou pela eficácia de uma boa
campanha publicitária; mas Deus escolhe vir ao encontro dos homens na
simplicidade, na fraqueza, na ternura de um menino nascido no meio de animais,
na absoluta pobreza. É assim que Deus entra na nossa história… É assim a lógica
de Deus. Uma terceira indicação é dada pela referência às “testemunhas” do
nascimento: os pastores. Trata-se de gente considerada rude, violenta,
marginal, que invadiam com os rebanhos as propriedades alheias e que tinham
fama de se apropriar da lã, do leite e das crias do rebanho em benefício
próprio. Eram, com frequência, colocados ao lado dos publicanos e dos
cobradores de impostos pela rígida moral dos fariseus: uns e outros eram
pecadores públicos, incapazes de reparar o mal que tinham feito, tantas eram as
pessoas a quem tinham prejudicado. Ora, Lucas coloca, precisamente, esses
marginais como as “testemunhas” que acolhem Jesus. O evangelista sugere, desta
forma, que é para estes pecadores e marginalizados que Jesus vem; por isso, a
chegada de um tal “salvador” é uma “boa notícia”: a partir de agora, os pobres,
os débeis, os marginalizados, os pecadores, são convidados a integrar a
comunidade dos filhos amados de Deus. Eles vêm ao encontro dessa salvação que
Deus lhes oferece em Jesus e são convidados a integrar a comunidade da nova
aliança, a comunidade do “Reino”. Uma quarta indicação aparece nos títulos
dados a Jesus pelos anjos que anunciam o nascimento: Ele é “o salvador,
Cristo Senhor”. O título “salvador” era usado, na época de Lucas, para designar
o imperador ou os deuses pagãos; Lucas, ao chamar Jesus desta forma,
apresenta-O como a única alternativa possível a todos os absolutos que o homem
cria… O título “Cristo” equivale a “Messias”: aplicava-se, no judaísmo
palestinense do séc. I, a um rei da descendência de David, que viria restaurar
o reino ideal de justiça e de paz da época davídica; dessa forma, Lucas sugere
que o “menino de Belém” é esse rei esperado. O título “Senhor” expressa
o caráter transcendente da pessoa de Jesus e o seu domínio sobre a humanidade.
Com estes três títulos, a catequese lucana apresenta Jesus aos homens e define
o seu papel e a sua missão.
ATUALIZAÇÃO
¨ O menino de Belém leva-nos a
contemplar o incrível amor de um Deus que se preocupa com a vida e a felicidade
dos homens e que envia o próprio Filho para apresentar um projeto de
salvação/libertação. Nesse menino de Belém, Deus grita-nos a radicalidade do
seu amor por nós.
¨ O presépio apresenta-nos a
lógica de Deus que não é igual à lógica dos homens: a salvação de Deus não se
manifesta onde os donos do mundo decidem o destino dos homens, mas numa gruta
de pastores onde brilha a fragilidade, a dependência, a ternura, a simplicidade
de um bebê recém-nascido.
¨ A presença libertadora de
Jesus é uma “boa notícia” que devia encher de felicidade os pobres, os débeis,
os marginalizados e dizer-lhes que Deus os ama, que quer caminhar com eles e
que quer oferecer-lhes a salvação. É essa proposta que nós passamos ao mundo? o
anúncio libertador aos pobres?
8. SEGUNDA LEITURA (Tt 2,11-14) - Leitura
da Carta de São Paulo a Tito.
Caríssimo: A graça de Deus se manifestou
trazendo salvação para todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade
e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade,
aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e
Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda
maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a
praticar o bem.
AMBIENTE
Tito, o destinatário desta carta, é um cristão convertido por
Paulo, que acompanhou o apóstolo em algumas missões. Estamos numa época em que
os cristãos perderam o entusiasmo inicial. Neste contexto, a preocupação
fundamental do autor desta carta será apresentar uma série de conselhos
práticos que ajudem os cristãos a viver, com coerência e com verdade, a sua fé
no meio do mundo.
MENSAGEM
O autor tenta dar aos cristãos razões válidas para viver uma vida
cristã autêntica e comprometida. Quais são essas razões? A primeira é o amor
(“kharis”) de Deus, que foi oferecido a todos os homens. É esse amor que
possibilita a renúncia à impiedade e aos desejos deste mundo e a vivência da
temperança, da justiça e da piedade; sendo os destinatários desse amor
transformador e renovador, temos de viver uma vida nova e comprometida com o
Evangelho. A segunda é a esperança na manifestação gloriosa de Cristo, que
convida os homens a perceber que a terra não é a sua pátria definitiva; quem
espera a segunda vinda de Cristo, percebe que só faz sentido olhar para os bens
essenciais; consequentemente, desprezará os bens materiais, que só interessam a
este mundo. A terceira é a obra redentora levada a cabo por Cristo. Cristo
entregou-Se totalmente, até à morte, para nos salvar do egoísmo, do orgulho, do
pecado e para fazer de nós homens novos. Ligados a Ele pelo batismo,
tornamo-nos um com Ele e recebemos vida d’Ele… Se estamos ligados a Cristo e se
recebemos d’Ele vida, essa vida tem de manifestar-se na nossa existência.
ATUALIZAÇÃO
¨ Sendo os destinatários de um tal amor, amamos
Deus da mesma maneira? A nossa vida é um compromisso autêntico com Deus e com
os seus valores?
¨ A nossa civilização
sacralizou valores efêmeros (dinheiro, poder, êxito profissional, “status”
social, bens de consumo…) para os apresentar como a chave da verdadeira
felicidade. No entanto, esses valores estão em absoluta contradição com os
valores do Evangelho. Aprendemos, com Jesus, a ter um olhar crítico sobre os
valores que o mundo nos propõe e a confrontar a nossa vida com os valores do
Evangelho? -
Pe. Joaquim - Pe. Manuel -
Pe. Ornelas
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Homilia de D. Henrique Soares
“Hoje,
a Paz verdadeira desceu-nos do céu; hoje, os céus e a terra espalham doçura;
hoje, raiou o dia do novo resgate de eterna alegria, há muito esperado!” –
Estas palavras, a Igreja as reza por toda a terra no Ofício das Vigílias desta
Noite santa. Mas, por que tanta exultação? Por que tanta luz? Por que tanta
doçura, tanta ternura, tanta paz?
Hoje, cumpriu-se as Escrituras: o Dia tão
esperado brilhou no meio da noite. Hoje, “o povo, que andava na
treva”, a humanidade perdida e confusa, “viu uma grande luz; para
os que habitavam nas sombras da morte”, para nós, que temos sempre de
lutar contra tantas e tantas mortes, “uma luz resplandeceu!”. Nesta
Noite, podemos comemorar, alegrarmo-nos como os que colhem depois do trabalho e
do suor do plantio, porque algo inacreditável, algo que parece um sonho, um
conto de fadas, nos aconteceu! Escutai, escutai: “Nasceu para nós um
Menino, foi-nos dado um Filho; ele traz nos ombros a marca da realeza; o
nome que lhe foi dado é: Conselheiro Admirável, Deus Forte, Pai dos tempos
futuros, Príncipe da Paz. Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim… a
partir de agora e por todo sempre!” Eis a graça, a glória, o mistério
desta Noite! Por isso a alegria: o Deus fiel cumpriu o que prometera e
ultrapassou toda promessa. Nesta Noite tão santa, tão única, tão cheia de
frescor, como são comoventes as palavras do Apóstolo na segunda leitura. Olhem
o presépio, e escutem, olhem a manjedoura e prestem atenção: “A graça
de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. Ela nos ensina a
abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com
equilíbrio, justiça e piedade”. Olhem o presépio! Olhem o presépio: a
graça de Deus é uma Criança, o Menino que nos foi dado! A graça de Deus está
“envolvida em faixas e deitada numa manjedoura”. Que graça pequeninha; que
graça tão grande! Que graça tão frágil; que graça tão forte! Quem é tão duro de
coração, que não se comova? Quem é tão desumano, que não se emocione? Quem é
tão pecador, que não queira aproximar-se de Deus? Quem é tão insensível, que
não sinta, nesta Noite, o desejo de amar, o desejo de ser bom, o desejo de paz,
o desejo de se deixar abraçar por Deus? “Não tenhais medo!” Quem
quer que sejas tu: não temas! Não tenhas receio pelos teus pecados, não te
afastes da graça desta Noite por causa das tuas infidelidades! Compreende:
hoje, teu Deus vem a ti! Vem a ti a Paz, vem a ti o Perdão, vem a ti a
Misericórdia, vem a ti a Plenitude do teu coração e o sonho da tua vida! Hoje
nasceu para ti, para nós, um Salvador!
Presta bem atenção: porque tu és fraco, ele
veio sustentar-te; porque tu és inconstante, ele veio permanecer contigo;
porque tu muitas vezes não sabes o caminho, ele se vez visível na nossa carne;
porque tu vives em trevas, ele apareceu como luz; porque tu não podes subir a Deus,
ele desceu para te elevar! Que amor tão grande, que caridade sem medida! Nesta
Noite a Virgem deu à luz o próprio Deus na nossa humanidade mortal!
Por isso a alegria da Igreja, por isso, a
exultação! Abramos nosso coração, abramos nossa vida, nossos afetos, nossos
sentimentos, nossos projetos para o mistério desta Noite. No século V, são Leão
Magno, Papa de Roma, dizia ao povo na noite de hoje: “Hoje, amados
filhos, nasceu o nosso Salvador. Alegremo-nos! Não pode haver tristeza no dia
em que nasce a vida; uma vida que, dissipando o temor da morte, enche-nos de
alegria com a promessa da eternidade. Ninguém está excluído da participação
nesta felicidade. Exulte o justo, porque se aproxima da vitória; rejubile o
pecador, porque lhe é oferecido o perdão; reanime-se o pagão, porque é chamado
à vida!”
Mas, estejamos atentos: porque Aquele que vem
como luz no meio da noite, vem pobre, humilde, pequeno, frágil… e somente
poderá ser reconhecido se estivermos atentos: atentos aos seus sinais, atentos
às coisas pequenas, atentos aos irmãos mais frágeis, atentos ao que no mundo
parece a toa, sem valor, sem importância, sem poder… O Menino somente pôde ser
encontrado e reconhecido pela pobre Virgem Maria, pelo humilde José, pelos
desprezados pastores… Os soberbos, os prepotentes, os esbanjadores, os
orgulhosos jamais receberão a graça desta Noite!
Então, ouçamos ainda as palavras do Papa são
Leão; tomemos o seu apelo para esta Noite: “Toma consciência, ó
cristão, da tua dignidade! Não voltes aos erros de antes por um comportamento
indigno de tua condição. Lembra de que cabeça e de que corpo és membro.
Despojemo-nos, portanto, do velho homem com seus atos; e tendo sido admitidos a
participar do nascimento de Cristo, renunciemos às obras da carne!”
Por tudo isso, concluamos como iniciamos, com
as palavras da Liturgia da Igreja: “Hoje, a Paz verdadeira desceu-nos do
céu; hoje, os céus e a terra espalham doçura; hoje, raiou o dia do novo resgate
de eterna alegria, há muito esperado! Cantai ao Senhor Deus um canto novo;
cantai ao Senhor Deus ó terra inteira… na presença do Senhor, pois ele vem!”
Feliz Natal a todos! Que reine no coração de
todos a graça desta noite! Amém.
Dom Henrique Soares da Costa
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Homilia do Pe. Pedrinho
Meus irmãos e irmãs. A Igreja
celebra, festeja hoje o nascimento de Jesus. O nascimento de Jesus acontece
como muitos outros partos; completam-se os dias da gestação e Maria dá à luz o
menino Jesus. Estão em Belém porque José necessita fazer o recenciamento.
Certamente eles querem cobrar mais impostos e mandam fazer este recenciamento, uma recontagem para ver o
quanto vão angariar. No caso de Jesus, nós somos convidados a olhar este
acontecimento com os olhos da fé. Quando olhamos com os olhos da fé, então tudo
fica mais claro. Porque nós vamos dar conta que Jesus é a Luz verdadeira que
vem para iluminar os povos. A partir de Jesus, ninguém pode dizer que anda nas
trevas, mesmo quem não enxerga. Mesmo que não enxerga, tem uma luz que pode
guia-lo. Mesmo quem não sabe distinguir bem esta luz, ela se sobressai sobre
todas as outras. Basta lembrar que Paulo no deserto ao meio dia, vai se
encontrar com esta luz. É bom lembrar que ao meio dia é o horário em que a luz
do sol se faz mais forte. Uma luz vai chamar a atenção. Então é uma luz que vai
além do brilho do sol. É uma luz que nos acompanha. É uma luz, diz a primeira
leitura: “O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que
habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu”. Então, é para os
povos e para aqueles que já morreram e estão nos jazigos. A vantagem deles é
que estão comemorando pessoalmente o aniversário. Nós contemplamos pelos olhos
da fé e eles face a face. Hoje é uma noite em que sentimos reavivar a chama da
esperança. Esperança é um sentimento humano. Deus não tem esperança porque não estão
presos ao tempo. Ele não tem o ontem nem o amanhã, mas sempre o hoje. Então,
Deus não tem esperança, mas nós humanos é que temos esperança. Agora,
precisamos ter esperança em que? Esperança neste menino que nasce. A esperança
nos abre um panorama imenso; são tentas as pessoas que andam temerosas. Não
tenhas medo, diz o anjo; nasceu o Salvador hoje.
Hoje, alguém me
chamou a atenção; e nosso Senhora? Sim, nossa Senhora é que é por causa de
Jesus. Nossa Senhora hoje acolhe cada um de nós em seu colo. Isto por causa de
Jesus que disse: “O que fizermos ao
menor de meus irmãos, a mim o fizeste. Quando deres um copo com água, quando
visitares um enfermo, aí tem uma lista. Então Nossa Senhora tem um lugar para
nós em seu colo. Ela tem um lugar para quem está precisando de carinho, está
precisando de um afago, está com medo, pois o filho com medo sempre corre para
os braços da mãe. E também para festejar, pois o encontro com a mãe é sempre
alegria, é sempre festa.
Poderíamos
também nos lembrar de S. José. José simboliza todo homem que tem amor. Ele se
coloca toda a vida ao serviço de Deus para que se revele o mistério de Deus.
Então, temos a luz que é revelada pelo anjo. Quantas pessoas estão sem luz.
Quão bom seria se todos nós também pudéssemos ser anjos, anunciando que hoje
nasceu o Salvador.
A partir de
Jesus formamos uma única família. Ninguém pode se sentir abandonado, pois quem
tem uma comunidade nunca está só. Que bom que nós fizemos campanhas em prol da
vida, da cesta de alimentos, da cesta de brinquedos para as crianças, para
campanha de doação de órgãos, de medula óssea, pois assim extrapolamos nossa comunidade
e vamos até a outras, levando alegria e mais vida. Alguns podem dizer; mas lá é
outra cidade, outra comunidade. Não tem problema algum, pois somos todos da
mesma família. E não tem preço que pague um sorriso de uma criança. É esta a
criança que estamos celebrando hoje. É o Natal. Com o natal duas mensagens se
tornam claras; Uma: eu tenho um presente. Eu sempre posso ajudar a alguém que
precisa de mim. Dois, eu tenho uma família, uma comunidade e sempre posso
contar com a colaboração de meus irmãos. É triste quando não podemos contar com
a ajuda de ninguém! Sim, estamos em
festa porque podemos ser sinal de esperança. Hoje nos colocamos diante da manjedoura, como os
magos, e dar o nosso presente. Que presente? A minha disposição de continuar
levando aos outros a luz, a Boa Nova, isto é, o Evangelho. Cada um a seu modo,
no seu lugar onde vive, trabalha, nos caminhos e ruas por onde passa, etc.
sobretudo na defesa daqueles que estão excluídos, fracos, necessitados de mim.
Que o menino
Deus os ilumine e os abençoe.
PE. PEDRINHO. ANO 2011


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